Close Menu

Busque por Palavra Chave

Laboratório de Biologia Molecular do Senai entra em operação em Chapecó

Estrutura está instalada no Instituto SENAI de Tecnologia e inicialmente disponibiliza testes para diagnóstico de Covid-19
Por: LÊ NOTÍCIAS
16/11/2020 09:37
MB Comunicação Novo laboratório atenderá demandas da indústria e da comunidade em todo o Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul Novo laboratório atenderá demandas da indústria e da comunidade em todo o Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

Entrou em operação esta semana o Laboratório de Biologia Molecular do Senai , em Chapecó. É mais um serviço prestado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina, inicialmente apoiando o enfrentamento de Covid-19 e que depois pode realizar outros serviços na área de saúde ou mesmo de segurança de alimentos. O processo de validação de qualidade laboratorial foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) e a nova estrutura entrou em operação nesta semana.

“Esta é mais uma iniciativa dentro do esforço da Fiesc e da indústria para o enfretamento de Covid-19, permitindo a manutenção segura das atividades produtivas”, disse o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Instalado no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, o Laboratório realizará o teste de diagnóstico para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), utilizando a tecnologia de RT-PCR em tempo real, atendendo a clínicas, hospitais e laboratórios. Outros testes moleculares em análises humanas serão implantados, como detecção do vírus influenza H1N1, painel de vírus respiratórios, testes genéticos de intolerância à lactose, detecção de HPV, painel de DSTs, trombofilias e teste de sexagem fetal. Posteriormente, a oferta de testes moleculares será ampliada para as áreas de saúde animal, meio ambiente e agroindústria, bem como atendimento ao setor de pesquisa e desenvolvimento.

O laboratório é classificado no Nível de Biossegurança 2 (NB-2) e possui área de 220 m². Serão atendidas demandas da indústria e da comunidade em todo o Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A capacidade inicial é de 480 testes por dia, podendo ser ampliada para até 20 mil testes por mês.

O vice-presidente regional Oeste da Fiesc, Waldemar Schmitz, salienta que o laboratório beneficiará toda a região, pois muitos testes e diagnósticos que precisavam ser enviados para a capital do Estado agora poderão ser feitos em Chapecó. “Ganhamos em logística e isso proporcionará mais competitividade à indústria”, frisa.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro