Lê Notícias - Região - Laboratório de Biologia Molecular do Senai...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Laboratório de Biologia Molecular do Senai entra em operação em Chapecó

Estrutura está instalada no Instituto SENAI de Tecnologia e inicialmente disponibiliza testes para diagnóstico de Covid-19
Por: LÊ NOTÍCIAS
16/11/2020 09:37
MB Comunicação Novo laboratório atenderá demandas da indústria e da comunidade em todo o Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul Novo laboratório atenderá demandas da indústria e da comunidade em todo o Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

Entrou em operação esta semana o Laboratório de Biologia Molecular do Senai , em Chapecó. É mais um serviço prestado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina, inicialmente apoiando o enfrentamento de Covid-19 e que depois pode realizar outros serviços na área de saúde ou mesmo de segurança de alimentos. O processo de validação de qualidade laboratorial foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) e a nova estrutura entrou em operação nesta semana.

“Esta é mais uma iniciativa dentro do esforço da Fiesc e da indústria para o enfretamento de Covid-19, permitindo a manutenção segura das atividades produtivas”, disse o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Instalado no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, o Laboratório realizará o teste de diagnóstico para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), utilizando a tecnologia de RT-PCR em tempo real, atendendo a clínicas, hospitais e laboratórios. Outros testes moleculares em análises humanas serão implantados, como detecção do vírus influenza H1N1, painel de vírus respiratórios, testes genéticos de intolerância à lactose, detecção de HPV, painel de DSTs, trombofilias e teste de sexagem fetal. Posteriormente, a oferta de testes moleculares será ampliada para as áreas de saúde animal, meio ambiente e agroindústria, bem como atendimento ao setor de pesquisa e desenvolvimento.

O laboratório é classificado no Nível de Biossegurança 2 (NB-2) e possui área de 220 m². Serão atendidas demandas da indústria e da comunidade em todo o Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A capacidade inicial é de 480 testes por dia, podendo ser ampliada para até 20 mil testes por mês.

O vice-presidente regional Oeste da Fiesc, Waldemar Schmitz, salienta que o laboratório beneficiará toda a região, pois muitos testes e diagnósticos que precisavam ser enviados para a capital do Estado agora poderão ser feitos em Chapecó. “Ganhamos em logística e isso proporcionará mais competitividade à indústria”, frisa.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro