Close Menu

Busque por Palavra Chave

Segue internado na UTI policial baleado no maior assalto a banco da história de Santa Catarina

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/12/2020 16:02 - Atualizado em 01/12/2020 17:06
Divulgação Soldado Jeferson Luiz Esmeraldino, está internado na UTI, de acordo com nota oficial da PM Soldado Jeferson Luiz Esmeraldino, está internado na UTI, de acordo com nota oficial da PM

“Eu prefiro a paz. Mas se a guerra tiver que vir. Que venha no meu tempo. Para que meus filhos vivam em paz”, essa é a frase publicada no Instagram do policial militar Jeferson Luiz Esmeraldino, baleado na ação de bandidos em assalto a banco em Criciúma, no Sul do Estado. De acordo com nota da Polícia Militar publicada às 16h desta segunda-feira (1°), ele segue internado na UTI, em observação. O Lê Notícias publicou a notícia da morte do PM após confirmação da deputada Ada de Luca, mas ela recuou e pediu desculpas pela informação equivocada. A Redação do Lê Notícias igualmente pede desculpas à PM e à família do militar que continua internado. “Seguimos torcendo pela pronta recuperação”, disse a Polícia Militar em nota.


O policial foi baleado na ação que envolveu pelo menos 30 criminosos, dez automóveis e armamento de calibre exclusivo das Forças Armadas, em assalto ao Banco do Brasil em Criciúma, na madrugada desta terça-feira (1°), que já é considerado o maior do tipo na história do estado.

Os criminosos atacaram o 9º Batalhão da Polícia Militar com tiros nas janelas, bloqueio na saída com um caminhão em chamas e explosão acionada por celular. “Uma ação sem precedentes”, disse o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, comandante do batalhão. A ação durou cerca de duas horas.

“Já começamos o trabalho de investigação para afirmar que é o maior roubo em proporções em Santa Catarina”, disse o delegado Anselmo Cruz, da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais). “A mobilização dos criminosos nesta madrugada é algo inédito no Estado, pelo tamanho da ação." Para ele, o assalto foi “cinematográfico”.

“Já temos absoluta certeza que se trata de uma ação planejada com vários meses de antecedência”, disse o delegado Anselmo Cruz. Ele comparou o assalto com o crime ocorrido no aeroporto de Blumenau em março de 2019. “O roubo em Blumenau começou a ser organizado nove meses antes e era de menor proporção."

A polícia suspeita que o assalto de Criciúma também teve um longo planejamento. Na manhã desta terça-feira (1), órgãos de segurança retiraram material explosivo que permaneceu no local. O Instituto Geral de Perícias (IGP) está trabalhando para coletar provas.

Segundo Cruz, a polícia suspeita que o crime tenha sido planejado por criminosos de São Paulo, que não são ligados a facções criminosas. "Não temos este perfil de criminosos em Santa Catarina. Pode ter algum integrante que seja efetivamente do estado, mas sabemos que é uma ação de fora”, disse o delegado.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro