A diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax) esteve reunida na última semana. O encontro aconteceu na empresa Plasmetal, do presidente Orly Bernardes. Na pauta, estiveram assuntos administrativos e a apresentação do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), um instrumento que tem como objetivo estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em comércio exterior.
Orly Bernardes iniciou a reunião destacando os encaminhamentos da Aciax após o princípio de incêndio que atingiu o escritório da entidade, no final de abril. “Seguimos contando com a compreensão dos associados e demais empresários que precisarem da Aciax. Já estamos trabalhando, no entanto, ainda com limitação no sistema de atendimento,” diz Orly.
O presidente também retomou o projeto de criar o Núcleo dos Revendedores de Automóveis e, para isso, solicitou empenho do vice-presidente do Comércio, Flávio Cechin. Nas próximas semanas devem ocorrer reuniões com empresários do setor automotivo. A ideia é impulsionar o segmento comercial e dar amparo para os empresários da classe.
A reunião contou ainda com a participação do técnico extensionista do Peiex, Leandro Della Picolla. O dirigente apresentou a possibilidade de empresas locais participarem gratuitamente de um estudo e treinamento para iniciar exportações, para isso, devem solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional – aqui na região, conduzido pela Unoesc Chapecó. O Peiex oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de apresentar soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza o esforço que se deve empreender para operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro