Lê Notícias - Região - Oeste é destaque no desenvolvimento associativo, reconhece Fiesc
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Oeste é destaque no desenvolvimento associativo, reconhece Fiesc

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/12/2020 08:43 - Atualizado em 03/12/2020 08:45
MB Comunicação Encontro on-line ocorreu nesta segunda-feira Encontro on-line ocorreu nesta segunda-feira

Dos oito sindicatos patronais filiados à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) na região Oeste, sete foram certificados pelo Programa Compliance Sindical Fiesc, implementado pela entidade para apoiar boas práticas de governança e compliance. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30), durante a reunião da Vice-Presidência Regional Oeste da Fiesc com os sindicatos filiados.

O encontro foi presidido pelo empresário Waldemar Antônio Schmitz, vice-presidente regional Oeste da Fiesc, e contou com a presença dos dirigentes dos Sindicatos da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), da Indústria do Material Plástico e Artefatos de Borrachas do Oeste Catarinense (Sindiplasc), da Indústria da Construção Civil da AMAI (Sicomai), da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon), da Indústria do Alimento do Oeste Catarinense (Sindialimentos), das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê (Simmex), das Indústrias de Olaria, de Cerâmica para Construção, de Mármores e Granitos de Chapecó (Sicec) e das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec).

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Associativo, Leonardo Costa, a adesão ao programa foi voluntária e 87,5% dos sindicatos do Oeste atingiram os critérios para o reconhecimento. Na categoria Bronze, receberam o certificado o Sicec, o Simovale e o Sicomai; na categoria Prata foram agraciados o Simmex, o Simec, o Sindiplasc e o Sinduscon. “A região Oeste obteve a segunda maior adesão do Estado. Por quatro anos consecutivos a Fiesc é reconhecida como referência nacional em associativismo e a adesão dos sindicatos ao programa contribui para mantermos esse status”, frisou Costa.

No âmbito institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa. Também busca evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. As boas práticas de governança corporativa e compliance constituem um pilar de sustentação para os sindicatos podendo fortalecer a representatividade sindical e a inclusão das empresas na cultura do compliance, promovendo uma infraestrutura sindical alinhada ao desenvolvimento de uma indústria inovadora e internacionalmente competitiva. Os sindicatos que participaram do programa receberam capacitação e foram orientados sobre os padrões das práticas. Além disso, o processo foi baseado em autoavaliação com verificação e registros por parte da Federação.

SESI, SENAI E IEL

O gerente executivo do SESI SENAI e IEL na regional Oeste, Geferson Luiz dos Santos, apresentou as ações desenvolvidas pelas entidades em 2020. “O SESI e o Senai tiveram que se readaptar rapidamente devido à pandemia. O IEL administrou todas as informações e o Observatório da Fiesc, foi fundamental para o êxito das ações. Também desenvolveu o programa Talentos Inovadores que disponibilizou profissionais formados à indústria como bolsistas”, relatou.

O SESI criou uma série de protocolos de segurança e saúde e passou a oferecer novos serviços, como os testes rápidos de Covid-19, assessoria para as empresas e protocolos. O Senai teve êxito no ensino on-line. “Prova disso são as novas matrículas que estamos tendo para 2021”, frisou Santos. O Senai contribuiu para criar o CoronaDados e, em Chapecó, instalou o Laboratório de Biologia Molecular. “Em menos de sete meses o laboratório começou a funcionar. Somente na última semana foram feitos mais de 330 testes RT-PCR para Covid”, relatou o dirigente. Neste ano também foi aprovada a construção do novo Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas que integrará um moderno centro que será edificado no bairro São Cristóvão.

O vice-presidente regional da Fiesc, Waldemar Schmitz, enfatizou que o Sistema Fiesc reagiu rapidamente ao quadro de adversidade com a definição de ações que permitiram manter as atividades, proteger os recursos humanos e assessorar os industriais para que mantivessem suas empresas em funcionamento.

Durante a reunião, os dirigentes dos sindicatos fizeram uma avaliação do ano e falaram das perspectivas para 2021. “Os sindicatos e as indústrias têm a estrutura da Fiesc à disposição, com todas as áreas e entidades como SESI, SENAI e IEL, o Observatório da Indústria, as câmaras setoriais e toda uma equipe preparada para fornecer informações estratégicas para a tomada de decisões, principalmente para superar esse período de crise”, finalizou.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro