Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputado Saretta defende Estado na linha de frente da imunização contra o Covid-19

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/12/2020 08:52
Agência AL Parlamentar destaca que a dificuldade do Ministério da Saúde em dar encaminhamento a um plano de imunização e aceitar outras opções de vacinas deve deixar o Estado atento Parlamentar destaca que a dificuldade do Ministério da Saúde em dar encaminhamento a um plano de imunização e aceitar outras opções de vacinas deve deixar o Estado atento

O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Alesc, defendeu que Santa Catarina precisa estar na linha de frente do debate sobre as vacinas em desenvolvimento contra o Covid-19 e das parcerias para que, quando o imunizante for disponibilizado e aprovado, possa ser prontamente oferecido à população.

“O estado precisa concluir o seu planejamento. O secretário da Saúde, André Mota Ribeiro, revelou ontem (02) pela manhã, na reunião da Comissão, que já existe R$ 200 milhões reservados no orçamento para a aquisição, mas há também a questão da logística de distribuição, do suprimento das seringas e outros insumos e da organização das equipes.”

Segundo ele, dada a dificuldade do Ministério da Saúde em dar encaminhamento a um plano de imunização e aceitar outras opções de vacinas, senão a única em que tem apostado, estados e municípios precisam estar “atentos, preparados, precavidos.”

O debate na manhã de hoje reuniu os deputados com a Secretaria de Estado da Saúde, Federação dos Municípios (Fecam), o Ministério Público (MP/SC) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Saretta parabenizou a Fecam por tomar a iniciativa de assinar um protocolo de intenções com o Instituto Butantan para possibilitar futuras aquisições pelos municípios.

“Países como o Reino Unido e a Turquia já estão anunciando o início da vacinação e o Brasil ainda não tem o seu plano. Não pode o Ministério da Saúde jogar a ´bala de prata´ numa única vacina. Há várias em estudos e uma só não dará conta da população mundial.” Saretta ressaltou que Santa Catarina está num momento de altíssimo contágio, recorde de casos ativos e hospitais praticamente lotados e, a continuar neste ritmo, só a ampliação dos leitos não vai dar conta da situação.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro