Uma das obras clássicas de Orwell (autor também de “A Revolução dos Bichos"), escrita em meados do século passado, intitulada “1984” retrata perfeitamente o 2020 Barriga Verde.
A ficção de Orwell (verdadeira “profecia") apontava para um futuro (que seria 1984) onde o partido dominante não se contentaria de governar o presente em que vivem as pessoas, mas buscava uma espécie de hegemonia, para tanto também se voltava a reescrever o passado constantemente no afã de corrigir rotas de narrativas desavergonhadamente falaciosas.
Dois mais dois, a depender da conta de do partido poderia ser 3 ou 5, aliás, sempre ter sido 3 ou 5 a partir do momento em que “retificada" a soma.
O novo aliado, inimigo de ontem, passava a ser o amigo de sempre. Sumiam-se as diferenças, e à reboque os dados históricos em relação a elas.
Passamos um 2020 em que Assembleia Legislativa esteve em pé de guerra com o governo Moisés, abrindo inéditos dois (um já o seria) processos de impedimento em face do inquilino da Agronômica.
Ataques foram sistemáticos, de lado a lado, a ponto de o Governador ir à público em dado momento atacar pessoalmente Júlio Garcia, que como político tarimbado que é, manteve a compostura.
Ministério Público chegou declarar que toque de recolher seria inconstitucional, permitido só em Estado de Sítio ou Guerra declarada (ambos pelo Presidente da República). OABSC participou da investigação do escândalo dos ventiladores, e emitiu Juiz o de valor: foi irregular (para dizer o mínimo).
Contudo, como num passe de mágica, em que o chefe de gabinete do valoroso Júlio Garcia mudou de endereço, para a chefia da Casa Civil, à exceção de declarações isoladas de deputados de maior fibra (como Kennedy Nunes) não se ouviu mais MP, OAB, mídia, e um bocado de deputados falar “ai” sobre o Governo.
Outros Estados se organizando para adquirir vacinas e distribuir, aqui afora a galhardia da Federação dos Municípios, observa -se um Poder Executivo com medidas obsoletas e paliativas. Anunciando restrições de circulação e propagandas para buscar conter o Corona Vírus. Acenar para compra de vacinas e plano de imunização que é bom: Nada!
Os 33 milhões dos ventiladores estão a forcejar para entrar para o cardápio com Mozzarella e orégano.
E a narrativa oficial dos Poderes no final de 2020 Barriga Verde lembra assim o “1984” de Orwell...Escândalo? Fraude dos ventiladores? Depoimento do Presidente do TCE dizendo que alertou o Governador? Verba de equivalência (sub judice ainda no STF)? Vacinas?
Incompetência? Isso nunca existiu...os Poderes sempre foram harmônicos e sempre grassou a probidade reluzente do Governo do Estado, mergulhado em mares de rosas com o Judiciário e e o Parlamento, lado a lado, com saúde para “dar e vender".
CPI? IMPEACHMENT? A “Nova Fala" transformou em “processo de convergência de interesses em prol do grande irmão”.
Acaso chegarmos em 2021 com independência dos Poderes sem que tenham se transformado em peça de museu: aproveite! O “Grande irmão” já está a orientar seu séquito de seguidores cegados por cargos comissionados a reescrever o passado, quem sabe que a 5 (cinco) anos os registros serão que 2020 foi em verdade 1984 “acatarinado" (ou seja, o que o “partido" disser que foi...).
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro