Close Menu

Busque por Palavra Chave

REFORMULAÇÃO

Maroco reforça que governo de Lírio irá reciclar máquina pública

Presidente do PSD expôs alguns compromissos do novo mandato
Por: Felipe Giachini
07/10/2016 10:14 - Atualizado em 07/10/2016 10:15
Rodrigo Covatti (à direita) e Amarildo Maroco destacam que ausência de promessas de cargo é o diferencial para nova gestão Rodrigo Covatti (à direita) e Amarildo Maroco destacam que ausência de promessas de cargo é o diferencial para nova gestão

Após os intensos 45 dias de campanha eleitoral, Lírio Dagort e Adriano Bortolanza (PSD) foram eleitos prefeito e vice de Xaxim, em 02 de outubro. Com a vitória nas urnas, fica agora os compromissos destacados durante o tempo em que o grupo percorreu as ruas angariando votos. Satisfeito e com sentimento de dever cumprido, o coordenador da campanha, atual vereador e presidente do PSD, Amarildo Maroco destacou ao LÊ NOTÍCIAS os trâmites que culminaram no resultado. De acordo com ele, o que pode ter influenciado na decisão de 6.185 eleitores, que garantiram a vitória do 55, além do trabalho em equipe, foi de prezar pelo objetivo sem prejudicar os concorrentes ao Executivo. “Juntamente com nossa equipe de marketing, organização, jurídico e nossos candidatos, decidimos em momento algum atacar os adversários, porque o trabalho que propomos foi de montar um projeto limpo, honesto e transparente para Xaxim”, afirmou. Acompanhe a entrevista completa:

LÊ NOTÍCIAS: Quem são as maiores lideranças do PSD que deverão abrir as portas para Xaxim com Lírio e Adriano?

Amarildo Maroco: Para a administração 2017-2020 nós almejávamos o futuro traçado junto com o governador Raimundo Colombo, deputados estaduais e federais, como Joao Rodrigues, secretários de Estado, como Milton Hobus, o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, que também vieram visitar Xaxim durante a campanha. Nós sabíamos que para iniciarmos uma campanha bem estruturada, bem montada e embasada precisaríamos do apoio do governo do Estado e também de outras lideranças. É humanamente impossível fazer uma grande mudança numa época como essa, mas com o apoio do governo, conseguiremos verbas para fazer as obras que nossa cidade tanto precisa. Todos sabem das dificuldades que Xaxim, Santa Catarina e o País enfrentam financeiramente, mas iremos colocar em prática todos os compromissos que assumimos a partir de 1º de janeiro.

LÊ: Como presidente do partido, como irá acompanhar Lírio e Adriano?

Maroco: Desde o início da reestruturação do partido, no final de 2012, após sofrer a derrota nas eleições, sabíamos que passaríamos por um momento difícil, mas estávamos todos preparados para retomar os trabalhos. Assumi a presidência do partido em 2013 e mantive-o da forma que pude e achei correta para o momento. Tive apoio do nosso jurídico, formado pelos advogados Rodrigo Covatti e Silas Parisotto, para reestruturar, reformular e deixar as contas em dia, tudo para não deixar o partido inadimplente na questão eleitoral e financeira. Sabemos que quando se perde uma eleição é difícil reagrupar, pois todos estão ali por amor à camisa. Nesses últimos seis meses pré-campanha, conseguimos reagrupar boa parte do PSD e nos últimos 20 dias de campanha, juntamos as pessoas que não estavam decididas, que voltaram a somar forças para o pleito e está aí o resultado. Um dia depois da eleição já estávamos reunidos para definir o futuro e nos propomos a reerguer de fato o PSD em Xaxim. Vamos fazer um trabalho digno, do tamanho que o partido merece no nosso Estado e principalmente em Xaxim. Vamos valorizar muito as pessoas e iremos fazer um trabalho muito diferente do que foi feito até então.

LÊ: Enquanto vereador, o senhor acompanhou muitos pedidos da comunidade. Agora com Lírio na prefeitura será ainda mais fácil atender os anseios?

Maroco: Quando Lírio foi prefeito, de 2005 a 2008, e também com o Tinho, de 2009 a 2012, era uma situação, pois quando o prefeito é teu aliado, ele dá espaço para os vereadores opinarem e trabalharem e com isso a sociedade sai ganhando. Quando o prefeito é autoritário e centralizador fica mais difícil atender a população. Acreditamos muito em tudo o que eles fizeram e desde o início desse processo de campanha tivemos a consciência do compromisso e da liberdade de acompanhá-los nas decisões e acreditamos que durante os quatro anos eles não vão tomar as decisões sozinhos sem consultar a base. Após a eleição, reunimos todos os candidatos a vereadores e mesmo os que não se elegeram para falar do futuro e para garantir que todos continuem nessa caminhada, pois eles foram muito importantes para a vitória e devem continuar conosco.

LÊ: Como a gestão e também Xaxim devem ganhar por ter quatro vereadores do PSD na Câmara?

Maroco: Nós temos uma ideia já formada de dialogar com os vereadores da oposição e não brigar, fazer algo diferente para trazer o desenvolvimento de Xaxim e principalmente valorizar as pessoas da nossa cidade. Iremos sim atrás das obras, mas queremos priorizar a questão humana, do atendimento de qualidade na Saúde, por exemplo. Vamos reciclar os profissionais e daremos todo o material necessário para que eles atendam bem as pessoas. Os funcionários que trabalham nos setores internos da prefeitura - Infraestrutura, Agricultura, Educação, Saúde, etc. - vão passar por uma reciclagem, por um novo aprendizado. Depois disso é que vamos começar a trabalhar direito. Iremos reunir todos os servidores e explicar de que forma nós queremos trabalhar a administração, pois funcionário público tem de atender a população como ela merece.

LÊ: Quais serão as primeiras ações ao assumir o Executivo em 1º de janeiro?

Maroco: Pelo momento difícil que Xaxim vive, já na primeira semana de janeiro faremos uma auditoria interna para colocar tudo em pratos limpos e começar do zero, para ver realmente qual é a situação que Xaxim se encontra na parte financeira, estrutural e administrativa. O mais importante é que iremos para Florianópolis ainda este mês para terminar de montar os projetos que temos em mente para que consigamos atender os compromissos firmados na campanha. Iremos começar o ano com o pé direito e dar aquela retomada do ânimo de viver em Xaxim. Aproveito para agradecer a todos que confiaram em Lírio e Adriano e em nossa equipe. Aos que não nos apoiaram, o prefeito e vice eleitos irão governar para todos os 27 mil habitantes. Com certeza iremos administrar em benefício de todos, sem distinção de quem votou para um ou para outro candidato. Conforme Lírio evidenciou durante a campanha, nós vamos cuidar das pessoas e cumprir os compromissos. Queremos colocar tudo em prática e quero ressaltar que não prometemos nenhum cargo na Administração, vamos começar o trabalho zerado, sem dever promessa para ninguém, o que é o mais importante.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro