Lê Notícias - - Entrevista | Primeira mulher eleita em Urubici,...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entrevista | Primeira mulher eleita em Urubici, Mariza Costa fala dos desafios na Serra Catarinense

Por: Marcos Schettini
15/12/2020 14:45
Reprodução/Facebook

Eleita com 54,48% dos votos, Mariza Costa faz parte da lista das 28 mulheres eleitas prefeitas em Santa Catarina em 2020. Filiada ao Progressistas, entrou para história ao ser a primeira mulher eleita para administrar Urubici, conhecida por ser uma das cidades mais frias do Brasil.

Derrotada pelo atual prefeito Toninho Zilli (PSL) em 2016, Mariza Costa venceu as eleições numa demonstração de voto de confiança nos projetos propostos em favor do município.

Um mês após a eleição, em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Marcos Schettini, a prefeita eleita de Urubici afirma que as discussões eleitorais ficaram para trás e que o momento é de união com ações rápidas e planejadas. Confira:


Marcos Schettini: A Sra. é a primeira mulher a dirigir Urubici. O que isso significa?

Mariza Costa: Nestes anos todos da história de nosso município, estou tendo a honra de ter sido escolhida para estar à frente da Gestão Municipal. De fato, é uma mudança de paradigma. O mundo está em grande transformação social e em Urubici houve este amadurecimento no entendimento da igualdade de gênero, no tangente a representativa política. Assim, nossa gente está totalmente preparada para encarar o “novo”, novos desafios e novos horizontes.


Schettini: Quais são os desafios agora para colocar o município na direção que a Sra. defendeu?

Mariza: O processo eleitoral terminou no dia 15 de novembro passado, agora precisamos fazer um grande pacto com todas a forças vivas da sociedade e pensar, planejar e agir juntos para elevarmos nosso município ao melhor patamar da gestão pública, com práticas inovadoras, transparentes e participativas. No mesmo teor, vamos convocar a sociedade civil para participar diretamente das decisões em cada setor. Como somos um município de pequeno porte é possível esta prática mais direta.

Schettini: Que tipo de investimento precisa ser feito para atrair o turismo, sabendo que Urubici é uma das cidades mais frias do país?

Mariza: Juntos, administração pública e sociedade civil organizada do setor, vamos planejar cada ação para o desenvolvimento do turismo em Urubici. Temos o maior potencial para este tema. Estamos num bom momento. Vamos projetar e fomentar ações para difundir nosso município para o mundo todo. Ações de urbanização e melhoria da infraestrutura serão prioridades. Incentivos públicos a novos investimentos já estão sendo estudados. Também é necessário integrar o planejamento para toda a Serra Catarinense, que deve atuar de forma sinérgica nas ações. Vamos fazer um turismo de interior, de Serra, para todas as estações do ano, não só para o inverno.


Schettini: O coronavírus é o inimigo de tudo e de todos. O que deve ser feito para enfrentar esta doença?

Mariza: Além de acatar todos os protocolos de combate à pandemia, propostos pelas autoridades de saúde, vamos fortalecer a nossa rede municipal de saúde para dar toda a atenção necessária à nossa população até que a vacina chegue para todos e possamos voltar a vida neste “novo normal”. O “pós pandemia” vai exigir muito de quem está à frente da gestão pública. Mas temos coragem de enfrentar cada desafio e restaurar os empregos e melhorar a renda das pessoas. Urubici vai vencer com a união de todos.

Schettini: A esta altura da transição, qual é a realidade da máquina pública?

Mariza: Estamos integrando as equipes de transição, quem está chegando com quem está saindo. O processo democrático e republicano nos permite esta boa prática. Estamos recebendo os relatórios da atual gestão. Aos poucos faremos este processo com serenidade. Sempre com transparência em todos os atos. Talvez uma auditoria geral seja proposta por nós.


Schettini: A Sra. tem Esperidião Amin, Jorginho Mello e Dário Berger como aliados na sua coligação. O que vai pedir a eles?

Mariza: Temos este privilégio de poder contar com o apoio de nossos três senadores catarinenses, de um grande número de deputados federais, além dos deputados estaduais. Já estamos estreitando as relações com cada um deles e delas. Mas vamos fazer um grande planejamento integrado para gerar os melhores projetos para Urubici e apresentar aos nossos parlamentares para que os recursos cheguem ao nosso município. Será um novo tempo para o nosso município. Estou muito satisfeita com o grande apoio.


Schettini: A Sra. vai ter minoria na Câmara de Vereadores. Como vai governar?

Mariza: Vamos administrar de forma participativa e com diálogo com todos e todas. Cada ente político fará o seu papel. Temos certeza que vamos fazer uma gestão onde o diálogo republicano sempre vai estar presente nas relações. Vamos fazer uma Urubici para todos.

Schettini: Qual é o desafio das mulheres e o que a Sra. busca nesta luta?

Mariza: A nossa Constituição Federal já garante igualdade de gênero em tudo. Ampliar este entendimento na prática é sempre necessário. Em nossa gestão municipal destes próximos quatro anos vamos fazer valer na prática, esta igualdade prevista na lei de nosso país.


Schettini: O que a Sra. vê do Brasil para 2022?

Mariza: 2021 será um ano, ainda, de bastante turbulência social e econômica. Mas vamos envidar todos os esforços com criatividade, inovação, planejamento e muito diálogo para chegarmos em 2022 fortes e preparados para dar suporte a este novo tempo que o mundo e, em especial nossa linda Urubici, está querendo e merecendo.

Alesc - PI 2573
 Prefeitura de São José - PI 14846
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro