Close Menu

Busque por Palavra Chave

Escola do Legislativo comemora 20 anos de trabalhos prestados à sociedade

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/12/2020 15:38
Fábio Queiroz/Agência AL Deputada Marlene Fengler (PSD), presidente da Escola do Legislativo Deputada Marlene Fengler (PSD), presidente da Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, braço pedagógico do Parlamento catarinense, completa neste sábado (19), 20 anos de trabalhos prestados à sociedade.

Criada a partir da resolução 72/2000, em 19 de dezembro de 2000, com o objetivo de qualificar profissionalmente e otimizar o atendimento dos servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Escola do Legislativo cresceu e ganhou proporções maiores no quesito qualidade e dinamismo.

Neste período, explica a presidente da escola, deputada Marlene Fengler (PSD), a primeira vez que uma mulher assume a presidência da instituição, foi preciso investir em diversas estratégias on-line como forma de ampliar sua missão de qualificação profissional, reflexão democrática, formação para cidadania, além de propiciar processos de criação, sistematização e difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa, principalmente neste ano devido a pandemia da Covid-19.

Ela relata que neste ano, a escola, além de reforçar os seus canais no You Tube e no Facebook, investiu em novas ferramentas de comunicação, como o seu perfil oficial no Instagram e o Podcast da Escola da Alesc, o Bem Pensado, para atender as demandas neste novo cenário criado pela pandemia do novo coronavírus.

Com essas novas ferramentas, a Escola promoveu em 2020 mais de 50 eventos on-line, como palestras, debates e Lives (transmissão ao vivo), que registraram um pico de mais de 3,8 mil pessoas assistindo os eventos, além de investir em seus 22 cursos oferecidos a distância, que tiveram mais de 20 mil pessoas inscritas, que foram mantidos abertos como forma de permitir que a população tivesse acesso à plataforma no período de quarentena. Além disso, o ano foi marcado pela consolidação de sua plataforma de ensino a distância (EaD).

Qualificação
Na visão da deputada, a Escola do Legislativo tem uma função extremamente importante porque dá uma contribuição real para a sociedade, capacitando servidores da Assembleia Legislativa, câmaras de vereadores e prefeituras, criando oportunidades de qualificação para os cidadãos por meio de cursos a distância e presenciais, e amplificando os debates em torno de várias questões em diferentes áreas, como saúde, meio ambiente, mobilidade, cidadania e participação política, entre outras. A Escola do Legislativo tem também forte atuação na operacionalização de eventos que as comissões e deputados realizam.

“Nestes 20 anos, a Escola sofreu uma transformação muito grande, especialmente nos últimos anos. Acredito que nos últimos cinco anos a escola deu um giro de quase 180 graus em busca da modernização, de maior aproximação com a sociedade e também buscando a modernização de suas plataformas de ensino, transformando grande parte delas em EAD (Ensino a Distância), ainda mais neste ano com a pandemia da Covid-19, onde essa busca foi potencializada”, avalia a deputada.

Futuro promissor
Para a presidente da Escola, é evidente que existe o interesse da sociedade, como um todo, em participar mais ativamente, buscando os cursos que a escola oferece. “Isso nos mostra que os próximos 20, 40, 60 anos, vamos precisar buscar uma aproximação ainda maior, transformar os nossos conteúdos, que eram presenciais até o ano passado, na modalidade virtual, para conseguirmos capilaridade, para que conseguirmos uma maior aproximação com a sociedade, para que a gente consiga discutir os assuntos que são discutidos nesta Casa Legislativa, além de levar cursos de qualificação para toda sociedade e, uma coisa muito importante, de forma gratuita.”

Os próximos desafios da Escola será de ampliar ainda mais essa participação da sociedade, divulgar os cursos e mostrar às pessoas que a Escola existe e promove essa capacitação, criando plataformas mais acessíveis. A Escola do Legislativo atua permeada pelo compromisso de desenvolver a cidadania e estimular a visão crítica-reflexiva da realidade, evidenciando sempre a formação voltada para o conjunto da sociedade. Esta, entendida enquanto processo histórico de produção e construção humana que vai sendo engendrada e transformada a cada momento.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro