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Prefeitura de Chapecó define segmentos prioritários para o desenvolvimento turístico

MB Comunicação Carolini Demeterko, Luciano Buligon, Silvia Nowalski, Karla Hall e Arthur Badalotti Smaniotto Carolini Demeterko, Luciano Buligon, Silvia Nowalski, Karla Hall e Arthur Badalotti Smaniotto

Negócios e eventos; esportivo; náutico; rural, ecoturismo e cultural são os segmentos turísticos prioritários para o desenvolvimento do setor no município de Chapecó, no Oeste catarinense. As definições consideraram a movimentação atual do fluxo turístico, a oferta existente e os potenciais identificados. Essas informações constam no Plano Estratégico de Turismo entregue, nesta semana, à Administração Municipal. A iniciativa é do Sebrae/SC e faz parte do Programa Cidade Empreendedora.

O documento de 241 páginas estabelece diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade e tem como desafio fortalecer as características intrínsecas ao destino, tornando-o diferenciado e competitivo, além de constituir um processo contínuo de tomada de decisões, flexível e, necessariamente, participativo. Contribuíram na elaboração representantes dos setores público e privado, além da comunidade local.

O planejamento ocorreu por meio de seminários do Grupo de Trabalho e dos subgrupos por segmentos turísticos. Ao todo foram nove encontros presenciais e cinco virtuais para avaliar, discutir e propor soluções que pudessem ser executadas pelo poder público, pelas comunidades e pela iniciativa privada. As etapas do documento compreendem caracterização do território; análise da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados na área turística; estudo do quadro institucional do setor; reconhecimento do destino e perfil da oferta; estratégia de desenvolvimento turístico, plano de ação, avaliação e monitoramento.

De acordo com as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski Balduíno, com o levantamento é possível planejar a atividade desde a sua estruturação inicial até o processo de gestão, além de dimensionar ações com maior precisão. “Com o diagnóstico é possível realizar uma leitura clara sobre a situação atual do município em termos de oferta de produtos, atrativos potenciais, equipamentos e serviços com uma avaliação dos aspectos internos e externos que interferem no desenvolvimento da atividade”, explicou Karla. Silvia complementou que o documento instiga as pessoas para que conheçam melhor o município. “Chapecó é muito mais do que apenas a capital do turismo de negócios e possui belíssimos atrativos naturais e culturais. Parabenizamos o gestor por sua coragem, afinal, mesmo o município tendo mais de 100 anos, esse é o primeiro planejamento do setor”, enfatizou Silvia.

De acordo com o prefeito, Luciano José Buligon, o Plano Estratégico de Turismo é uma iniciativa importante, para que as próximas ações públicas de desenvolvimento do turismo local sejam planejadas com foco nos eixos principais. “A construção ocorreu de forma democrática, com a participação de entidades, poder público e os empreendedores do setor com um resultado muito positivo. O outro estudo, que é o Plano de Marketing, servirá de base para divulgação das atrações chapecoenses e impulsionará ainda mais este setor da economia que sofreu muito em 2020, mas que tem muito para crescer ainda”, enalteceu ao agradecer o trabalho da entidade nos últimos anos. O Plano de Marketing, também elaborado pelo Sebrae/SC, será entregue nos próximos dias ao Poder Público.


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