Close Menu

Busque por Palavra Chave

INCLUSÃO E RESPEITO

Comunidade LGBT do Oeste se prepara para 2ª Parada

São esperados participantes dos três estados do Sul para ato em Chapecó
Por: LÊ NOTÍCIAS
17/05/2017 13:42 - Atualizado em 17/05/2017 13:43
Milhares são esperados em parada em favor dos direitos da comunidade LGBT (Foto: UNA LGBT Chapecó) Milhares são esperados em parada em favor dos direitos da comunidade LGBT (Foto: UNA LGBT Chapecó)

Após o sucesso da primeira edição, a comunidade LGBT, que é formada por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, do Oeste catarinense se une para a realização da 2ª Parada de Luta. O evento acontece no dia 17 de junho, a partir das 15h, na praça central de Chapecó, e é esperada a participação de moradores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Organizado pela União Nacional LGBT (UNA LGBT) de Chapecó, a parada de 2017 traz como tema a (trans)formação da cidade. Com isso, busca evidenciar, principalmente, as pessoas transexuais e travestis. Conforme explica Liliane Araújo, integrante da comissão organizadora, esses sujeitos são os mais vulneráveis na comunidade LGBT. “Os assassinatos mais comuns e mais cruéis contra a comunidade LGBT são cometidos contra essa população, além de várias negativas de direito, como a dificuldade de escolarização e inserção no mercado de trabalho formal”, avalia Liliane.

Dados da Associação Nacional de Travestis de Transexuais (Antra) apontam, somente neste ano, o assassinato de 53 travestis e transexuais no Brasil. O número é mais que o dobro do registrado nos EUA durante todo o ano passado. Também segundo a Antra, essas mesmas pessoas são aquelas que acabam tendo um nível de escolaridade não superior a quatro anos.

Além disso, a parada do próximo mês também busca lutar pela própria transformação da cidade de Chapecó e da região Oeste, sobretudo pelo aspecto da inclusão e do respeito. Conforme avalia a presidente da UNA LGBT Chapecó, Karla Muniz, será uma manifestação pacífica e alegre, onde as pessoas se juntarão em prol de buscar direitos ainda negados. “O impacto da parada para a sociedade é, sobretudo, a visibilidade e o direito de existir e estar presente em todos os setores e sermos vistos como cidadãos. O evento serve para a população enxergar que não estamos sozinhos, que estamos amparados por familiares, amigos, leis e o próprio Estado”, acrescenta Karla.

BENEFÍCIOS

De acordo com a organização do evento, não somente a população LGBT, mas a região como um todo ganha quando consegue ampliar o debate sobre a diversidade e a valorização de direitos humanos básicos: segurança, convívio social, afetividade etc. Com a consolidação da parada, Chapecó tende a se tornar referência também na luta pela visibilidade LGBT. “Hoje existem pouquíssimas paradas de luta LGBT na região Sul do País. No interior da nossa região, a primeira foi realizada no ano passado em Chapecó, reunindo um número aproximado de mil participantes. Isso deixa claro que existia uma demanda reprimida muito grande”, complementa Liliane.

PROGRAMAÇÃO

A parada deste ano tem como programação apresentações artísticas e uma caminhada que partirá da praça central de Chapecó percorrendo a avenida Getúlio Vargas. Já há confirmação de caravanas de outras cidades que devem estar presentes no evento. “A parada é luta, mas luta com alegria, pois é assim que a comunidade LGBT busca seus direitos”, afirma a presidente da UNA Chapecó.

A UNA CHAPECÓ

Fundada em fevereiro de 2016, a UNA LGBT Chapecó possui hoje cerca de 100 filiados. O movimento social tem, entre seus princípios, enfrentar todas as formas de discriminação e defender a livre orientação sexual e às diferentes identidades de gênero. A entidade realiza encontro mensais com seus filiados e desenvolve atividades de formação, acolhimento e empoderamento com a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais do município e região.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro