Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chico Folle e Ide Sorgato retomam serviço de silagem para fortalecer produtores de leite

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/01/2021 09:13 - Atualizado em 05/01/2021 09:15
Prefeitura de Xaxim Chico Folle e Ide Sorgato acompanharam a produção de silagem no interior de Xaxim Chico Folle e Ide Sorgato acompanharam a produção de silagem no interior de Xaxim

Ofertado pela Secretaria da Agricultura de Xaxim, o serviço de silagem estava suspenso há alguns dias e foi retomado devido à importância do trabalho para os produtores de leite do município.

Na manhã deste sábado (02), o prefeito Chico Folle e o vice-prefeito Ideraldo Sorgato acompanharam os trabalhos de colheita de silagem no interior de Xaxim. O composto é o principal alimento dos animais, especialmente no inverno, quando aumenta a escassez de pasto em muitas propriedades.

Conforme Ideraldo Sorgato, a atividade leiteira é uma das que envolve o maior número de agricultores e que a nova administração terá um olhar especial para o homem do campo. “O auxílio com máquinas e equipamentos, na hora de colher a silagem, contribui para o agricultor, porque diminui o custo de produção do leite e eleva a renda mensal. Além de beneficiar diretamente quem produz, gera o movimento econômico para elevar a arrecadação do município”, disse Ide.

A silagem é produzida a partir da colheita de plantações, como de milho por exemplo, que é cortado após o estado leitoso do grão, resultando em pequenos fragmentos que depois são armazenados em valas, também chamadas de silos ou trincheiras cobertas com plástico e terra. O composto triturado é compactado e vedado dentro do silo para favorecer o processo de fermentação e, somente após 30 dias, vira um concentrado de grandes propriedades nutritivas que está pronto para servir de alimento aos animais.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro