Lê Notícias - Variedades - Cia ContaCausos apresenta contos no Museu do Milho
Close Menu

Busque por Palavra Chave

CULTURA POPULAR

Cia ContaCausos apresenta contos no Museu do Milho

"Visagem" transita entre relatos verídicos de aparições e imaginário social
Por: LÊ NOTÍCIAS
17/05/2017 14:43 - Atualizado em 17/05/2017 14:44
“Visagem” é resultado da pesquisa e trabalho que iniciou em 2008  (Foto: Cia ContaCausos) “Visagem” é resultado da pesquisa e trabalho que iniciou em 2008 (Foto: Cia ContaCausos)

Xanxerê – Lembra-se daqueles contos macabros que os avós contavam sobre criaturas esquisitas ou as lendas sobrenaturais? Bem, se você não lembra, essa será a sua chance. Nesta quarta-feira (17), às 19h, a Cia ContaCausos apresentará o espetáculo “Visagem”, no Museu Municipal do Milho, em Xanxerê. Mas essa não será uma sessão comum, coisas estranhas poderão acontecer.

A abordagem desse espetáculo tem a intenção de aproximar os causos, relatos e crenças das pessoas, justamente por ser mais intimista. As histórias de “Visagem” resultam de pesquisas e entrevistas que Josiane Geroldi, idealizadora da ContaCausos, realizou com moradores do interior de cidades do Oeste catarinense. A valorização da cultura popular está muito presente no espetáculo, já que contadora de histórias buscou sua matéria-prima, sobretudo, na oralidade cabocla.

Essa não é a primeira vez que a ContaCausos se apresenta em espaços públicos, como museus. Dentre as experiências, já foram palcos o sótão do Museu do Vinho Mário de Pelegrin, em Videira, a Casa da Memória de Piratuba, o Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages, e o Museu de História e Arte de Chapecó. “Outras ações semelhantes foram acontecendo e, então, percebemos que havia um casamento interessante entre os espaços e as temáticas dos espetáculos”, conta Josiane.

A grande motivação desse formato de espetáculo está na intenção da ContaCausos em apresentar contações pautadas na pesquisa do patrimônio imaterial e levá-la aos espaços de memória. Desse modo, é possível fomentar "novos ambientes para apresentações das produções teatrais e artísticas com temáticas que transitam entre memória e imaginário regional”, lembra a contadora de histórias, que acredita nas experiências significativas e inusitadas como instrumento de encontro com a arte na cidade. O evento é uma parceria da ContaCausos com o Sesc de Xanxerê.

ACREDITA EM MALDIÇÃO?

Dizem por aí que quem for convidado a uma sessão de terror e não aparecer, vai ser assombrado pela alma de um velho caboclo. Então não facilite e chegue uma hora antes, para garantir o ingresso. O Museu Municipal do Milho fica no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi (FEMI). A entrada é gratuita e o espetáculo possui classificação indicativa de 14 anos.


Outras Notícias
Alesc - Agosto 2024
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro