O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 3,77% em janeiro, regredindo para 80,85 pontos ante 84,01 registrados em dezembro. Em comparação ao mesmo período do ano passado, há redução de 21,06%. Esse índice é acompanhado mensalmente em pesquisa conjunta do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e a área de pesquisa do Sicom.
Para a responsável pelo levantamento, professora Cássia Heloisa Ternus, a percepção dos consumidores sobre a economia no futuro e, principalmente, no presente, se deteriorou. Ela destaca que no mês anterior a percepção sobre a situação se elevou com destaque justamente pelas comemorações de fim de ano e influência da Black Friday, mas agora, com a transição de ano, “adentra-se em cenário mais calmo, além do fim dos empregos temporários de fim de ano”. Cita, ainda, que neste mês 40,67% dos respondentes declararam estar mais preocupados com o coronavírus do que estavam no mês anterior.
Realizada entre os dias 16 e 29 de dezembro, a amostra foi composta por 66 mulheres e 52 homens de diversas faixas etárias e classes de renda. A redução do índice foi puxada pela baixa confiança da população com idade inferior a 24 anos (22,18%), acompanhada pelos indivíduos com renda de até R$ 2 mil (21,82%) e pelos homens (2,04%).
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