Close Menu

Busque por Palavra Chave

Rios da área urbana de Chapecó receberão limpeza

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/01/2021 10:58
Prefeitura de Chapecó Trabalhos iniciarão na próxima semana, no Lajeado Passo dos Fortes Trabalhos iniciarão na próxima semana, no Lajeado Passo dos Fortes

A Secretaria de Infraestrutura de Chapecó obteve nesta semana a licença ambiental para iniciar a limpeza dos rios e córregos da área urbana. O objetivo é melhorar a capacidade de vazão e reduzir os alagamentos.

O estudo da legislação e proposta de menor impacto possível para a obtenção do licenciamento foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O pedido foi analisado por uma comissão de licenciamento e aprovado pela diretoria de Meio Ambiente, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Marck Ghelen, foi autorizada a limpeza nos pontos onde há galerias e tubulações e, se necessário, 15 metros acima (montante) e abaixo (jusante).

“A licença traz as condicionantes para o desassoreamento e dragagem dos cursos de água, manualmente ou com máquinas, nos pontos onde há tubulações que normalmente ficam trancadas em enxurradas, causando alagamentos. Mas a própria prefeitura terá que fazer a recuperação das margens e plantio de árvores”, disse Ghelen.

Ele citou que existe um grande problema que é o descarte irregular de materiais como móveis, fogão, colchões e outros materiais, nas margens dos rios ou em outros pontos, que são carregados pela chuva e trancam as tubulações.

O secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, disse que na próxima segunda-feira já inicia o trabalho no Lajeado Passo dos Fortes, próximo ao Ecoparque.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro