Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transparência Criciúma

CORONAVÍRUS

João Rodrigues quer vacinar 16 mil pessoas na primeira etapa da vacinação em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/01/2021 13:33 - Atualizado em 16/01/2021 17:39
Divulgação João Rodrigues garantiu que Chapecó está preparada para iniciar a vacinação João Rodrigues garantiu que Chapecó está preparada para iniciar a vacinação

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, declarou nesta sexta-feira (15) que a Administração Municipal tomou as medidas necessárias e está com tudo pronto para iniciar a imunização, que deve iniciar na próxima semana, possivelmente a partir do dia 20, segundo reunião do Governo Federal com alguns prefeitos. A data também depende de liberação da Anvisa.

“Chapecó está preparada para a vacinação. Já acordamos com o secretário de Estado da Saúde (André Motta Ribeiro), tão logo a vacina chegue no Estado, Chapecó iniciará o processo de vacinação”, disse o prefeito João Rodrigues.

A vacina será distribuída pelo Governo Federal para os Estados. Depois, a secretaria de Estado da Saúde distribui para as cinco regionais, uma delas em Chapecó. As regionais distribuem para os municípios.

Ainda não foi divulgado o número de doses que virá para Chapecó, mas plano de vacinação contra a Covid-19 da secretaria de Saúde prevê a imunização de 16 mil pessoas na primeira etapa. São pessoas que estão em grupos de maior risco. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, Lígia Schacht, as primeiras oito mil doses serão para os sete mil profissionais da saúde, tanto da rede municipal, quanto dos hospitais, que serão vacinados em seus locais de trabalho. Também no grupo inicial estão os indígenas, que devem ser vacinados no Toldo Chimbangue e Aldeia Kondá. Lembrando que são duas doses por pessoa.

Ainda na primeira etapa estão previstos os idosos com mais de 75 anos, e idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência. Estes devem ser vacinados na própria instituição. Os acamados serão vacinados em suas residências.

Na segunda fase serão vacinadas pessoas de 60 anos a 74 anos. Na terceira fase, quem tem comorbidades. Na 4ª fase estão previstos os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais do sistema profissional.

Chapecó conta 26 unidades de saúde do município, onde existem estrutura e profissionais preparados para aplicação da vacina.

Na secretaria de Saúde existe uma central de câmaras refrigeradoras de imunobiológicos, com temperatura entre 2 a 8 graus negativos. Se for necessário armazenamento a 70 graus negativos, que é exigência de uma das vacinas, o município fará convênio com as universidades.

O município também tem 30 mil seringas em estoque, para a primeira etapa. Foram compradas mais 50 mil seringas e o fornecedor tem previsão de entrega até o final do mês.


MEDIDAS DE CONTROLE

Diante da estabilidade das internações em Chapecó a Administração Municipal vai manter o decreto que permite o funcionamento de bares e similares, mas vai adotar algumas medidas de controle, como o fechamento do prolongamento da Avenida Getúlio Vargas nos finais de semana. A decisão foi anunciada pelo prefeito João Rodrigues, nesta sexta-feira.

“Em Chapecó tivemos até uma redução no número de internamentos, mas continuamos em alerta. Quero conclamar os proprietários de bares, restaurantes e similares, para que continuem funcionando como está no decreto municipal, mas a partir de hoje a Guarda Municipal, a Vigilância Sanitária e as forças de segurança vão vistoriar todos os estabelecimentos. Aqueles que estiverem descumprindo o decreto serão penalizados. E o prolongamento da Getúlio Vargas será fechado a partir das 18h desta sexta-feira”, disse o prefeito.

O diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Leuze, disse que o fechamento vai até às 6h de sábado. No domingo, fecha 18h e fica fechado até a meia-noite de domingo.

O número de internações em Chapecó, entre público e privado, era de 68 pessoas no início da manhã desta sexta-feira, contra 77 do dia 31 de dezembro. O número de internados na UTI caiu de 40 para 39 no período. Na tarde desta sexta-feira já estava em 37. Na enfermaria houve uma redução de 37 leitos ocupados para 29 nesta sexta-feira.


Outras Notícias
Transparência Criciúma 2
Anúncio Radial 2
Palhoça Parques
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro