Close Menu

Busque por Palavra Chave

Profissionais de saúde começam a ser vacinados em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/01/2021 10:04 - Atualizado em 21/01/2021 10:05
Prefeitura de Chapecó Até ontem (20), mais de 200 profissionais já haviam sido vacinados no município Até ontem (20), mais de 200 profissionais já haviam sido vacinados no município

Até às 16h desta quarta-feira (20), a secretaria de Saúde de Chapecó já tinha distribuído 865 doses de vacina Coronavac e mais de 200 pessoas tinham sido imunizadas contra o Covid-19.

Após o ato oficial de início da vacinação em Chapecó, na terça-feira, com três pessoas, a vacinação dos profissionais de saúde iniciou efetivamente na tarde desta quarta-feira.

Pela manhã ainda houve a distribuição, organização e o cadastramento dos aplicadores no Programa Nacional de Imunização. Também pela manhã foram encaminhadas 710 doses para os hospitais de Chapecó, o Hospital Regional do Oeste, o Hospital da Criança e o Hospital da Unimed.

O Hospital Regional do Oeste iniciou a imunização às 13h, aplicando primeiro nos profissionais que atuam na UTI Covid e Enfermaria Covid.

Depois a vacinação começou nos profissionais dos ambulatórios municipais de Covid, no Ivo Silveira e bairro Efapi. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Chapecó, Lígia Schacht, até por volta das 16h foram vacinados 80 funcionários no HRO, 71 funcionários na Unimed, 15 no Ambulatório de Campanha da Efapi, 23 no Pronto Atendimento da Efapi e 27 no Ambulatório de Campanha do Centro.

No Hospital da Criança a vacinação dos profissionais das alas que atendem Covid será nesta quinta-feira.

“Amanhã serão dispensadas 90 doses para o Pólo indígena, continuaremos a vacinação dos profissionais do Ambulatório de Campanha da Efapi e Pronto atendimento e também iniciaremos a vacinação na UPA, SAMU USB, Programa Saúde em casa e Centro de Convivência de Idosos. Está previsto para sexta-feira vacinação dos profissionais do SAMU USA e SARA. As doses estão sendo entregues gradativamente aos serviços conforme a evolução do número de pessoas vacinadas da população alvo neste momento”, disse Lígia.

Chapecó recebeu 3.367 doses de vacina no primeiro lote. A segunda dose, que ficou reservada na Secretaria de Estado da Saúde, deve chegar dentro de duas a quatro semanas.

Neste primeiro momento as doses são suficientes apenas para atender os profissionais de saúde que atuam em alas Covid ou serviços de urgência e emergência, indígenas e idosos asilados.

Seriam necessárias 16 mil doses para atender somente o primeiro grupo, que integra todos os profissionais de saúdes e ainda os idosos acima de 75 anos.

No segundo grupo viriam as pessoas com idade entre 60 e 70 anos. No terceiro grupo estão pessoas com comorbidades. No quarto grupo entram professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

O prefeito João Rodrigues disse que espera que a Anvisa libere outras vacinas para que mais pessoas possam ser imunizadas. O município está em contato com laboratórios que poderiam importar a vacina russa Sputnik, o que poderia agilizar a imunização.

Por enquanto as doses ainda são insuficientes para abrir a vacinação nos postos de saúde. Por isso a recomendação é para que a população aguarde até ser convocado o seu grupo.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro