Lê Notícias - Região - Governo do Estado avalia uso de veículos elétricos em sua frota
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governo do Estado avalia uso de veículos elétricos em sua frota

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/01/2021 10:42 - Atualizado em 21/01/2021 11:23
Secom O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre o Governo do DF e a ABDI O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre o Governo do DF e a ABDI

Em Brasília, representantes da Casa Militar e da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Governo de Santa Catarina conheceram, na última semana, o projeto de inovação de mobilidade urbana com carros elétricos implantado pelo Governo do Distrito Federal, e que utiliza tecnologia catarinense em suas estações de carregamento veicular.

“Estamos avaliando a troca de parte da frota dos carros da Casa Civil por veículos elétricos”, afirmou o coordenador de Transporte Terrestre da Casa Militar de SC, tenente-coronel BM George de Vargas Ferreira. Segundo ele, este projeto inovador traz como principais benefícios a redução de emissão de poluentes ao meio ambiente, dos custos por combustível por parte do Estado e também da frota, pois permite o compartilhamento de veículos.

O novo modelo de transporte utilizado no Distrito Federal conta com carros da multinacional Renault e com as estações de carregamento veicular da empresa catarinense WEG, de Jaraguá do Sul. Foi desenvolvido para compartilhamento dos veículos pelos servidores públicos quando em deslocamento a serviço do Estado, por meio de uma reserva prévia por aplicativo.

O programa VEM DF já tem 16 veículos elétricos modelo Renault Twizy funcionando com 30 eletropostos e todo um sistema desenvolvido de gerenciamento. “Como possui alguns componentes internacionais, montadoras e fundos, fomos entender o projeto com o intuito de replicar na Casa Civil”, destacou a secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu.

O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre o Governo do DF, a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o PTI (Parque Tecnológico Itaipu). “A ABDI promoveu a sessão dos carros em comodato para o GDF, e o PTI forneceu a tecnologia do sistema de liberação dos veículos e de monitoramentos dos mesmos”, explicou o subsecretário de Ações e Projetos Estruturantes do GDF, João Pedro Gurgulino.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro