Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma
Peste Suína Setembro
Beira-Mar Casan

Governo do Estado avalia uso de veículos elétricos em sua frota

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/01/2021 10:42 - Atualizado em 21/01/2021 11:23
Secom O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre o Governo do DF e a ABDI O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre o Governo do DF e a ABDI

Em Brasília, representantes da Casa Militar e da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Governo de Santa Catarina conheceram, na última semana, o projeto de inovação de mobilidade urbana com carros elétricos implantado pelo Governo do Distrito Federal, e que utiliza tecnologia catarinense em suas estações de carregamento veicular.

“Estamos avaliando a troca de parte da frota dos carros da Casa Civil por veículos elétricos”, afirmou o coordenador de Transporte Terrestre da Casa Militar de SC, tenente-coronel BM George de Vargas Ferreira. Segundo ele, este projeto inovador traz como principais benefícios a redução de emissão de poluentes ao meio ambiente, dos custos por combustível por parte do Estado e também da frota, pois permite o compartilhamento de veículos.

O novo modelo de transporte utilizado no Distrito Federal conta com carros da multinacional Renault e com as estações de carregamento veicular da empresa catarinense WEG, de Jaraguá do Sul. Foi desenvolvido para compartilhamento dos veículos pelos servidores públicos quando em deslocamento a serviço do Estado, por meio de uma reserva prévia por aplicativo.

O programa VEM DF já tem 16 veículos elétricos modelo Renault Twizy funcionando com 30 eletropostos e todo um sistema desenvolvido de gerenciamento. “Como possui alguns componentes internacionais, montadoras e fundos, fomos entender o projeto com o intuito de replicar na Casa Civil”, destacou a secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu.

O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre o Governo do DF, a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o PTI (Parque Tecnológico Itaipu). “A ABDI promoveu a sessão dos carros em comodato para o GDF, e o PTI forneceu a tecnologia do sistema de liberação dos veículos e de monitoramentos dos mesmos”, explicou o subsecretário de Ações e Projetos Estruturantes do GDF, João Pedro Gurgulino.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro