Close Menu

Busque por Palavra Chave

REFERÊNCIA EM SAÚDE

Complexo Unimed Chapecó realiza 400 mil atendimentos por ano

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/01/2021 11:09
MB Comunicação Hospital Unimed Chapecó tem 13 mil m² de área construída Hospital Unimed Chapecó tem 13 mil m² de área construída

Para saber o valor da saúde basta perguntar para um paciente que está em busca de um diagnóstico ou de um tratamento eficaz, ou para um familiar que acompanha de perto as angústias, incertezas e desconfortos, ou ainda para um profissional da área da saúde que todos os dias luta pela vida de seus pacientes. Mesmo sendo um capital tão imensurável, por que a saúde nem sempre aparece no topo da lista de prioridades humanas? E mais: se a maioria das patologias graves pode ser diagnosticada com exames precoces por que esperamos por sintomas acentuados?

A saúde como prioridade – com incentivo às consultas de rotina e exames preventivos, além de orientações para aprimorar a qualidade de vida e condutas de promoção e manutenção do equilíbrio fisiológico e mental dos pacientes – é a postura que marca a trajetória da Unimed Chapecó. No dia 18 de outubro a cooperativa médica comemorou um ano do seu principal investimento na maior cidade do oeste: Hospital Unimed Chapecó, empreendimento com 13 mil m² de área construída que integra Pronto Atendimento, setores de Diagnóstico por Imagem, internação (55 leitos, sendo 36 de enfermaria e 19 apartamentos), Oncologia e Fisioterapia. O investimento total alcançou R$ 100 milhões.

A principal conquista deste período, segundo o presidente da Unimed Chapecó e médico do trabalho Dr. José Pegoraro Foresti, foi a acreditação em saúde mais exigente do mundo – Qmentum Internacional Diamond. A acreditação – que colocou o Hospital Unimed Chapecó no seleto grupo de 1% dos hospitais brasileiros que possuem essa certificação canadense – fortalece a instituição, enfatiza as práticas assistenciais seguras, alinhadas aos padrões de excelência internacionais, aplicados transversalmente em todo o fluxo de cuidado do paciente. “Somos o único hospital privado no interior de Santa Catarina com essa qualificação e foram dois anos de preparação, adequação nos protocolos de atendimento e capacitação dos profissionais”, festeja.

Segundo o diretor hospitalar e cirurgião vascular Dr. Mario Goto, a acreditação possibilitou melhorias nos serviços prestados, que resultaram na obtenção de outras certificações como Ouvidoria de Excelência concedido pela Unimed do Brasil, o selo Top Performer concedido pela Epimed Monitor e a recertificação da Operadora Nível 1(máximo), emitida pela A4Quality Services – entidade acreditadora homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. “Os selos reforçam o que somos e refletem o trabalho realizado no dia a dia, comprovando que estamos neste patamar de excelência. Além disso, mostram o quanto evoluímos na qualificação do atendimento”, enaltece.

INOVAÇÕES

No primeiro ano do Hospital Unimed Chapecó também se destaca o Centro de Oncologia e Hematologia (situado no quinto andar), que foi ampliado de 283 m² para 560 m², com o incremento de mais três salas de atendimento, totalizando nove consultórios e um leito. A estrutura também conta com nova capela de fluxo laminar para preparo dos medicamentos quimioterápicos, além de poltronas massageadoras automáticas para longa permanência. A especialidade conta com equipe formada por oito médicos: três oncologistas, três hematologistas, dois oncopediatras, além da equipe multidisciplinar com 14 profissionais, entre psicólogo, fonoaudiólogo, odontólogo, nutricionista, enfermagem e equipe de apoio.

Outra referência é o parque tecnológico de imagens, o qual passou a ofertar novos exames como: angiotomografia de coronárias realizada em Tomógrafo Multislice128 i.; score de cálcio; escore de cálcio coronário; ressonância magnética de 3.0 tesla (imagens em alta definição) e tomografia computadorizada helicoidal que possibilita exames coronarianos e neurológicos. Dr. Goto também destaca que a realização de ultrassonografias de todos os perfis (obstétrico, pediátrico e adulto) foi ampliada para o triplo da capacidade inicial. “Outro avanço foi a criação do Centro de Imagem Cardiovascular, com aquisição de esteiras de alta tecnologia para teste de esforço físico (esteira T2100 – ST2) e estrutura única no Estado”, comenta.

MAIS DE MIL ATENDIMENTOS POR DIA

Os números de atendimentos dos serviços prestados pela cooperativa médica reforçam sua relevância no setor: 50 mil beneficiários do plano de saúde (aproximadamente 30 mil apenas de Chapecó), mais de 320 médicos cooperados especializados em várias áreas e cerca de 1.100 colaboradores.

No período de um ano o Complexo Unimed Chapecó (Internação, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Pronto Atendimento, Pronto Atendimento Respiratório e Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde) prestou aproximadamente 400 mil atendimentos, o que representa uma média superior a 1,2 mil pessoas diariamente. Além disso, por mês são realizados mais de 46 mil exames no Laboratório de Análises Clínicas e aproximadamente 10 mil exames de imagem (com equipamentos de tomografia computadorizada, ultrassom, densitometria óssea, mamografia, raio X, endoscopia, colonoscopia e broncoscopia).

“Sempre defendemos ao longo dos anos o que a pandemia da covid-19 mostrou para o mundo: que a saúde não pode ser relegada em segundo plano. Usualmente, as pessoas tendem a deixar de lado os cuidados de bem-estar e podemos considerar que o novo coronavírus vem nos ensinar isso. Quando não se tem saúde não é possível colocar nenhum projeto em prática. Então, a crise sanitária da atualidade confirma o que pensávamos e projetávamos para a cooperativa médica em relação ao atendimento ao cliente, de que o melhor remédio é a prevenção”, ressalta o diretor de marketing e cirurgião torácico Dr. Rovani Carmargo.

FUTUROS PROJETOS

O Hospital Unimed possui a certificação HIMSS 6 (Health Information and Management Systems Society) – associação internacional de extremo prestígio no setor da saúde – e em 2020 se preparava para conquistar o nível máximo HIMSS 7 e se tornar o primeiro hospital 100% digital da região sul do Brasil. “Acabamos postergando esse projeto em função da pandemia. Tivemos que redirecionar os investimentos e os esforços para o enfrentamento da covid-19”, explica Dr. Rovani.

No planejamento da cooperativa médica para os próximos cinco anos, de acordo com Dr. Foresti, estão a demolição de algumas áreas mais antigas para edificação de novas estruturas como Unidades de Terapia Intensa (UTI) pediátrica, ampliação do centro cirúrgico e de sala específica para cirurgia robótica. Outro investimento, antecipado pelo Dr. Rovani, que está em fase de estudo e elaboração do projeto é a construção de uma unidade de atendimento na Grande Efapi próximo da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em uma área com mais de 20 mil m². A Fundação Unimed Chapecó oferecerá ensino superior na área da saúde.

“Os investimentos são constantes. Nessas quase três décadas a cooperativa médica nunca parou de investir, sempre estamos renovando equipamentos, adquirindo novas tecnologias e softwares e capacitando as equipes seja na parte de gestão ou técnica”, argumenta Dr. Rovani. Os coordenadores médicos e técnicos da Unimed Chapecó participaram de imersão com duas das maiores autoridades da atualidade na área de gestão do País (José Salibi Neto e Sandro Magaldi), com o objetivo de pensar no futuro da cooperativa. “Não basta apenas investirmos em alta complexidade se não qualificarmos os colaboradores”, afirma Dr. Foresti. O Dr. Goto complementa que para sustentar a estrutura e atender as expectativas da população são necessários grandes investimentos em treinamento de todas as equipes.

DIFERENCIAIS

Entre os diferenciais proporcionados pela cooperativa médica estão: ampla rede credenciada, maior rede de serviços próprios, parque tecnológico avançado, Espaço Viver Bem – Medicina Preventiva, Programa de Gestão por Competências, ações de conscientização preventiva (Campanha Cuidado Infinito), Centro de Diagnóstico dos Distúrbios do Sono (CDDS), Centro Cardioneurovascular, Centro de Oncologia e Hematologia, Serviços de Nutrição e Dietética, Fisioterapia e Saúde Ocupacional.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro