Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chapecó receberá 1870 doses da vacina Oxford-AstraZeneca

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/01/2021 09:34
Prefeitura de Chapecó Cômite de Enfrentamento à Covid-19 reuniu-se ontem (25), na Prefeitura Cômite de Enfrentamento à Covid-19 reuniu-se ontem (25), na Prefeitura

Chapecó vai receber 1.870 doses da vacina Oxford-AstraZeneca, das 3.320 que virão para a região, provavelmente hoje (26). A informação foi repassada pelo secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan, em reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, realizada na sala de reuniões da Prefeitura.

Na semana passada, o município recebeu 3.367 doses, sendo 1.156 específicas para a população indígena. Já foram aplicadas mais de mil vacinas até o final de semana.

Balsan disse que a vacina está na quinta-fase das 14 fases do primeiro grupo, que abrange 16 mil pessoas. Nesta segunda-feira serão imunizados os idosos e profissionais de asilo, indígenas, idosos em famílias acolhedoras e nos setores de internação dos hospitais.

Os representantes do comitê avaliaram o cenário de Covid em Chapecó. De acordo com o diretor do Hospital Regional do Oeste, Osmar Arcanjo de Oliveira, o cenário é estável. Na tarde desta segunda-feira (25) haviam 33 dos 35 leitos de UTI ocupados e, 14 dos 26 leitos de enfermaria. Já na Unimed, apenas três dos 14 leitos de UTI estavam ocupados, segundo o médico responsável, Mário Goto.

O médico Paulo Benites sugeriu mais capacitação dos profissionais e o uso de tratamento precoce quando as pessoas apresentarem sintomas da Covid-19 para diminuir o impacto da doença e salvar vidas.

O médico Ivan Zardo manifestou preocupação em manter os cuidados de prevenção.

A Guarda Municipal informou que, dos 48 estabelecimentos fiscalizados, apenas três não cumpriram as regras do decreto municipal e foram notificados. Houve também algumas aglomerações nas ruas, que foram dispersadas de forma amigável.

O prefeito João Rodrigues disse que, diante do cenário de estabilidade, vai manter o decreto que flexibilizou alguns horários de funcionamento, chamando a responsabilidade para os donos dos estabelecimentos.

"Observamos que os números estão controlados, que as pessoas estão seguindo as regras e por isso vamos seguir como estamos. Também vamos disponibilizar os remédios necessários para o tratamento indicado pelos médicos. Estamos aguardando ainda a liberação da vacina Sputnik, pois pedimos para o laboratório responsável que nos reservassem um lote para que possamos imunizar mais pessoas", finalizou o prefeito.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro