Lê Notícias - Política - Celso Maldaner lembra produtores de leite...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Celso Maldaner lembra produtores de leite sobre importância de exames de brucelose e tuberculose

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/01/2021 09:56 - Atualizado em 26/01/2021 10:01
Divulgação Deputado federal na Subcomissão Permanente do Leite Deputado federal na Subcomissão Permanente do Leite

Desde o começo de janeiro, os produtores de leite catarinenses estão tendo que apresentar exames de brucelose e tuberculose aos laticínios que os representam.

A obrigatoriedade da comprovação faz parte das novas normas para visam garantir a qualidade e a segurança do leite elencadas nas Instruções Normativas 76 e 77 elaboradas pelo Ministério da Agricultura. Em Santa Catarina, a norma está editada pela portaria número 44 que passou a vigorar em 004 de janeiro de 2021.

Para o deputado federal Celso Maldaner, relator da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara Federal, o cumprimento das normas são essenciais tanto para a indústria e para o produtor confirmar a qualidade da sua produção, quanto para o consumidor ter segurança no produto que está adquirindo.

No Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal do Ministério da Agricultura (MAPA), Santa Catarina é o único estado brasileiro com classificação A para brucelose e, junto com outros quatro estados, tem nota máxima para tuberculose.

“Nosso estado é referência neste assunto e essas regras são apenas para o cumprimento das obrigações. Nossos produtores são comprometidos com este assunto e os municípios auxiliam muito também, inclusive com o pagamentos de uma parte do valor do exame. Recentemente Santa Catarina conquistou o título de menor prevalência de brucelose animal do Brasil. Contabilizamos mais de mil propriedades rurais certificadas como livres de brucelose e tuberculose. Isso dá credibilidade e competitividade ao produto catarinense”, comemora.

A fiscalização fica por conta da Cidasc.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro