Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma
Peste Suína Setembro
Beira-Mar Casan

Deputado Mauro de Nadal é eleito presidente da Assembleia Legislativa de SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/02/2021 17:07 - Atualizado em 01/02/2021 17:09
Rodolfo Espínola/Agência AL “Recebo com imensa responsabilidade a missão de presidir essa Casa, num momento singular de Santa Catarina”, afirmou Nadal “Recebo com imensa responsabilidade a missão de presidir essa Casa, num momento singular de Santa Catarina”, afirmou Nadal

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) elegeu, na tarde desta segunda-feira (1º), em votação aberta e sessão semipresencial, os parlamentares que comporão a Mesa Diretora da Casa. Ele é o 50º deputado a chefiar o Legislativo catarinense na era republicana.

A sessão, que durou aproximadamente 30 minutos, foi presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que detém, entre os 40 parlamentares, o maior número de legislaturas completas na Alesc. O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) apresentou a única candidatura à Presidência, a de Mauro de Nadal, por meio de um ofício assinado pelos líderes dos doze partidos com representação na Assembleia.

A votação, secretariada por Fabiano da Luz (PT) e Ana Campagnolo (PSL), transcorreu normalmente e Nadal foi declarado eleito com 38 votos. Com problemas técnicos, a deputada Ada Faraco de Luca (MDB), que participaria remotamente da sessão, não conseguiu votar.

“Recebo com imensa responsabilidade a missão de presidir essa Casa, num momento singular de Santa Catarina”, afirmou Nadal, no início de seu primeiro pronunciamento como presidente da Alesc. “Assumo está missão na condição de deputado e como servidor público, que por isso deve servir à sociedade, ao maior número de pessoas e com a energia que nos motiva a fazer o melhor pelo Estado.”

O novo presidente destacou os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e interrompeu seu discurso para homenagear, com um minuto de silêncio, as vítimas do vírus. “O novo coronavírus foi além, tornou a vida de todos cada vez mais difícil. Em meio a esse cenário desanimador, precisamos buscar força para buscar forças e superar esse momento”, ressaltou.

Nadal fez vários agradecimentos à família, aos amigos, correligionários e deputados. Afirmou o compromisso com uma gestão compartilhada da Assembleia com a Mesa Diretora e os deputados, de forma harmônica, com abertura aos parlamentares e participação do Colégio de Líderes. Declarou que fará o melhor gastando menos, diminuindo a burocracia e aprimorando a transparência.

“Quero reafirmar a confiança aos deputados, aos servidores, colaboradores, poderes e sociedade. Não medirei esforços para que essa Assembleia faça o seu melhor. Energia não me faltará”, garantiu.

O deputado ressaltou, ainda, que a sociedade catarinense cobra melhorias na gestão, ações pela retomada da economia em função da pandemia, saúde e investimentos em infraestrutura.

“Valorizo nossa condição como políticos, de trazer as ideias da base e transformá-las em coisas produtivas para os catarinenses. Asseguro que todos terão importância fundamental para o sucesso dessa Presidência. Pensamentos e ideologias são diferentes, mas nossa caminhada é una, para frente, unidos na busca pelo crescimento e pelo bem de Santa Catarina”, completou.


COMPOSIÇÃO

Além de Nadal, a nova Mesa é formada pelos deputados Nilso Berlanda (PL), como 1º vice-presidente; Kennedy Nunes (PSD), 2º vice-presidente; Ricardo Alba (PSL), 1º secretário; Rodrigo Minotto (PDT), 2º secretário; Padre Pedro Baldissera (PT), 3º secretária e Laércio Schuster (PSB), como 4º secretário. O deputado Nilso Berlanda (PL) agradeceu ao gesto do deputado Marcius Machado (PL), que abdicou de disputar a vice-presidência, e anunciou que foi formulado acordo para que em 2022, quando renunciará o cargo, para que Marcius Machado assuma a 1º vice-presidência da Assembleia Legislativa.

Saiba mais sobre os integrantes eleitos para a Mesa Diretora:

1º Vice-Presidente – Nilso Berlanda (PL)
Tem 60 anos e é empresário, proprietário da rede de Lojas Berlanda e de duas indústrias em Curitibanos. Foi secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos por quatro anos, durante o segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira (2007-2010). Em 2006, disputou pela primeira vez uma vaga para deputado estadual. Em 2010 e 2014, ficou na suplência da Alesc, e exerceu o mandato como três vezes. Agora, está como titular do mandato.

2º Vice-Presidente – Kennedy Nunes (PSD)
Tem 51 anos. Jornalista e está em seu quarto mandato de deputado estadual. Representa a região Norte, com foco em Joinville, onde foi vereador. Já ocupou cargo na Mesa, em legislaturas passadas.

1º Secretário – Ricardo Alba (PSL)
Tem 37 anos. Oficial de Justiça e professor universitário e esse é o seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi vereador em Blumenau.

2º Secretário – Rodrigo Minotto (PDT)
Advogado, tem 47 anos e está no segundo mandato na Assembleia Legislativa. Vai ocupar cargo na Mesa pela segunda vez. Tem como base eleitoral Criciúma e o Sul do estado.

3º Secretário – Padre Pedro Baldissera (PT)
Tem 64 anos e é sacerdote da Igreja Católica. Foi eleito prefeito de Guaraciaba em 1996. Reeleito em 2000, renunciou ao cargo em 2002 para ser candidato a deputado estadual. Foi eleito e tomou posse em 2003 e, desde então, permanece na Assembleia Legislativa. Já ocupou cargos na Mesa, em legislaturas passadas.

4º Secretário - Laércio Schuster (PSB)
Tem 46 anos e é formado em Direito. Foi prefeito de Timbó por dois mandatos consecutivos (entre 2009 e 2016) e secretário parlamentar da Presidência da Assembleia Legislativa. Foi 1º secretário da Alesc no biênio 2019-2021. Esse é o seu primeiro mandato como deputado estadual.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro