Programas e serviços que auxiliam os gestores públicos na tomada de decisões nas prefeituras foram apresentados na reunião do Colegiado de Desenvolvimento e Inovação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), na quinta-feira (28/1) com a participação de cerca de 70 pessoas. Esse foi o segundo encontro virtual desde que o Colegiado foi criado em dezembro do ano passado, baseado na experiência bem-sucedida dos Colegiados da AMMVI de Blumenau e da Grande Florianópolis.
Em uma pauta produtiva conduzida pelo coordenador do Colegiado, Piter Santana, foi possível reunir secretários do Estado e do Governo Federal para que simplificassem os projetos das pastas voltados à gestão pública municipal. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Celso Albuquerque, falou sobre o trabalho da Secretaria e os diretores explanaram sobre ações e projetos da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI), Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade (DIEC), Diretoria de Emprego e Renda (DIER), Diretoria de Desenvolvimento Territorial (DDT), Diretoria de Relações e Defesa do Consumidor (Procon), Programa Bem Mais Simples e SINE, além da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA). Em âmbito nacional, o secretário da Modernização do Estado, José Ricardo da Veiga, apresentou o programa Moderniza Brasil, cujo decreto foi assinado nesta semana, dia 26/1, pelo presidente da República, instituindo a Política Nacional de Modernização. Dentre as ações destacou os programas TransformaGov; Modernização do Ambiente de Negócios; Brasil + Digital; e Racionalização Legal e Patrimonial do Imobiliário da União.
PRODUTOS E SERVIÇOS AOS MUNICÍPIOS
A Fecam, via via Centro de Tecnologia da Informação (CTI) pelo coordenador Michel Raupp, apresentou os produtos e serviços disponibilizados na área de tecnologia com atividades ligadas ao planejamento, desenvolvimento, manutenção, evolução e suporte dos serviços prestados aos municípios, associações de municípios e consórcios públicos, além de gerenciar o parque de máquinas e equipamentos da sede base. Os serviços da área de tecnologia oferecidos hoje pela
SEBRAE/SC
Parceiro da
Os eixos trabalhados em todos os municípios para o desenvolvimento de políticas públicas envolvem liderança, sala do empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. O gestor reforçou a importância de cada município decidir onde os esforços e recursos serão aplicados para melhoria nos processos e políticas públicas. Cases de sucesso foram citados, a exemplos de municípios que diminui prazo de abertura de empresa de 90 dias para cinco horas e de aumento no recolhimento de ISS em 50%. A previsão do Sebrae/SC é ampliar o atendimento para 100 municípios. O prazo de adesão encerra no fim do mês de março.
Em parceria com a empresa Gove Digital, a Federação de Municípios anunciou a entrega de diagnósticos socioeconômicos municipais para todos os 295 municípios para auxiliar os gestores com números e informações melhorando assim o desenvolvimento de ações e projetos locais. O sócio diretor da Gove Digital, Rodolfo Fiori, falou sobre o levantamento com informações de cada município que apresenta informações com base em 50 indicadores de diversas áreas da gestão pública (saneamento, educação, segurança, saúde, economia, finanças municipais e desenvolvimento social). “A nossa plataforma consolida os dados das administrações públicas municipais para que o gestor público tome decisões com base em dados, evidências focando em estratégias de desenvolvimento”, explicou. A partir do anúncio, os prefeitos e secretários de desenvolvimento que ainda não tiveram acesso podem solicitar os diagnósticos através da plataforma Gove. O coordenador do Colegiado, Piter Santana, reforçou a importância das informações organizadas e acessíveis a todos os gestores. “A ideia é fazer com que o gestor público trabalhe com base em dados”, disse.
NOVOS NÚCLEOS
A
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