Close Menu

Busque por Palavra Chave

Comércio pode abrir no Carnaval em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/02/2021 09:14
MB Comunicação Comércio aberto não terá encargos adicionais no período Comércio aberto não terá encargos adicionais no período

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó, em parceria com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e a Associação Comercial e Industrial (ACIC), recomenda a abertura do setor no período de Carnaval no município (13 a 17/02). A medida segue decisão dos poderes públicos nacional e local de não adotar ponto facultativo neste ano e busca compensar os dias parados em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

Em 17 estados, incluindo Santa Catarina, as folgas de segunda e terça-feira de Carnaval, além da manhã de quarta-feira de cinzas – 15, 16 e 17 – foram canceladas neste ano. A ação é um movimento para conter aglomerações e o aumento do contágio do vírus e acompanha a legislação que considera a festa um ponto facultativo, não um feriado nacional. Neste caso, estados e municípios têm autonomia para decidir sobre a folga.

Em Santa Catarina e em Chapecó, a data será tratada pelos governos como dia normal de trabalho. É o que também defendem as entidades ligadas ao setor privado. O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, ressalta que, de acordo com orientação do SICOM, as empresas não terão ônus adicional por abrirem no período. “Entendemos que por não termos festas de Carnaval, nem ponto facultativo no município, não há razões para pararmos. Viemos de um ano difícil, de muitas perdas e queremos nos agarrar a toda e qualquer oportunidade de retomada econômica”, grifa Spohr.

Segundo o dirigente, as empresas têm liberdade para optar pela abertura e definir o seu horário de atendimento. No entanto, todas devem manter e reforçar as medidas preventivas relacionadas à saúde dos empregados e consumidores para evitar a transmissão do vírus no ambiente de trabalho.

“Depois de tantos dias com atividades reduzidas, uns dias a mais com os estabelecimentos abertos, neste momento, conta muito tanto para as empresas quanto para seus funcionários que almejam a retomada econômica gradativa, segura e responsável”, destaca Spohr ao incentivar os empresários a abrirem seus estabelecimentos no período.

“Podem abrir com segurança e com todos os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde para que possamos juntos, aos poucos, movimentarmos a economia e superarmos a crise”.

ESTADO

Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) mostra que a maioria do comércio do Estado abrirá nos dias de Carnaval: em 53,76% das lojas haverá expediente normal nos dias 15 e 16. Em 17,71% dos casos, os estabelecimentos estarão fechados nos dois dias. Em 17,18%, as lojas abrem na segunda-feira (15) e fecham na terça-feira (16). E, por fim, em 11,35% fecham na segunda (15) e abrem na terça (16). A pesquisa foi realizada com 5.974 empresários de 131 municípios catarinenses.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro