Close Menu

Busque por Palavra Chave

Daniela Reinehr recebe demandas do setor produtivo em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/02/2021 11:02 - Atualizado em 09/02/2021 11:04
Sicilia Vechi Vice-governadora visitou representantes da Associação Empresarial de Chapecó (ACIC) Vice-governadora visitou representantes da Associação Empresarial de Chapecó (ACIC)

A vice-governadora Daniela Reinehr iniciou a semana com agenda no Oeste catarinense, acompanhando pautas de infraestrutura, educação e desenvolvimento econômico. Na segunda-feira (08), recebeu no gabinete, em Chapecó, os presidentes de três associações empresariais e visitou duas cooperativas, ouvindo as demandas prioritárias para 2021.

O presidente da Associação Empresarial de Chapecó, (ACIC), Nelson Eiji Akimoto, e o diretor de Relações Governamentais, Sérgio Migliorini, apresentaram projetos em andamento. A entidade busca apoio para o credenciamento do Hospital Regional do Oeste (HRO) junto ao governo federal, para que ele seja referência em cuidado integral para pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), projeto que a ACIC ajuda a custear.

“Somos muito felizes por esse primeiro encontro do ano com a vice-governadora, para tratarmos de infraestrutura estadual, da educação e de solução para a escassez de água, mas também tratamos de compromissos assumidos pela ACIC com a população de Chapecó, como tornar nosso Hospital Regional uma referência em tratamento de AVC, uma iniciativa de êxito que acompanhamos ativamente”, explicou Akimoto.

O presidente pediu apoio de Daniela em ressaltar no governo a urgência da reforma tributária, acompanhada de reforma administrativa ainda neste ano, em nome da redução da carga de tributos. Outro tema discutido foi a etapa de implementação do ensino cívico-militar em Chapecó, com a retomada das aulas presenciais, neste mês de fevereiro.

“É um orgulho observar o trabalho de uma associação empresarial que está altamente envolvida com os problemas e com as necessidades da comunidade. Vamos juntar nossas forças, e buscar juntamente com essas iniciativas o melhor pela região e pelo Estado. Contem comigo”, frisou a vice-governadora.

Representando os comerciários, o presidente do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), também esteve no gabinete da vice-governadora Daniela, apresentando os números de recuperação do setor em 2020. O comércio de Chapecó foi o único setor que fechou o ano com saldo na geração de empregos, com total de 19,6 mil empregos formais em dezembro.

AGROINDÚSTRIAS
Daniela Reinehr também discutiu pleitos da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAA/SC), que congrega cerca de 40 pequenas empresas que atuam com proteína animal no Estado. Após a criação de uma cooperativa de marca única, o presidente, Wolmir de Souza explicou a necessidade de o Estado retomar a inspeção pública nas pequenas plantas produtivas. A iniciativa viabiliza qualidade e segurança para o abate de animais no território catarinense e a comercialização para fora do estado, agregando valor ao produto final.

“Agradecemos imensamente à vice-governadora por nos ouvir e por conceder essa representatividade ao nosso setor, uma vez que é muito difícil para uma empresa sozinha alcançar esse tipo de contato e trazer seu problema. Pelo associativismo, atingimos esse diálogo e fazemos com que mais e mais pessoas se unam para traçarmos um caminho coletivo”, reforçou o presidente da ASAA-SC.

A vice-governadora valorizou a iniciativa e colocou-se à disposição para dialogar com a associação tendo o suporte dos órgãos estaduais. “Precisamos dar muita atenção a movimentos como este, pelos quais os pequenos produtores buscam mais do que soluções para problemas das propriedades, buscam agregar valor aos produtos, gerando mais desenvolvimento para Santa Catarina”, destacou Daniela.

COOPERALFA E AURORA
No fim da tarde de segunda, Daniela fechou a agenda de trabalho com visitas à Cooperalfa, onde foi recebida pelo presidente, Romeo Bet, e por membros da diretoria. A última visita foi à Aurora Alimentos, para uma visita institucional ao presidente, Neivor Canton.

PINHALZINHO
No segundo dia de agenda pelo Oeste, nesta terça (09), a vice-governadora Daniela Reinehr vai à área industrial de Pinhalzinho, próximo ao Loteamento Primavera, onde estão previstas obras do Governo Federal para o novo trevo de acesso à região, na BR-282. A visita, às 10h30, será acompanhada pelo DNIT e a prefeitura municipal.

Em janeiro, em seu gabinete, na Capital, a vice-governadora foi a interlocutora entre o prefeito Mario Afonso Woitexem e o Superintendente Regional em exercício do DNIT em Santa Catarina, Névio Antônio Carvalho, pela execução do projeto para trazer mais segurança aos habitantes e mobilidade na região industrial para mais de 1 mil trabalhadores.

Para o DNIT, a visita técnica tem por objetivo concluir levantamentos necessários e alinhar com a prefeitura o que cada ente deverá executar para a revitalização na rodovia.

“Além da segurança da população em torno da rodovia, esta obra é mais um passo pela melhoria da capacidade de escoamento da produção industrial, que é um grande gargalo. Quando falta infraestrutura para o escoamento da produção, as empresas terceirizam o processamento a outros estados e se perde valor agregado com o beneficiamento. Precisamos nos adequar ao potencial produtivo que temos”, destaca Daniela.

A agenda da vice-governadora no Oeste vai até quarta-feira (10), ainda com passagens previstas por Concórdia, São Miguel do Oeste, Maravilha, Luzerna e Tangará.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro