Close Menu

Busque por Palavra Chave

LANÇAMENTO

Advogado de Xaxim lança livro sobre sucessão em empresas familiares

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/02/2021 10:17 - Atualizado em 08/05/2022 22:19
Arquivo Pessoal Livro foi escrito durante a pandemia de Covid-19 e lançado recentemente nas redes sociais Livro foi escrito durante a pandemia de Covid-19 e lançado recentemente nas redes sociais

Por Vitória Schettini

Escrever um livro é um processo lento, que demanda do autor pesquisa, paciência e muita dedicação e no caso do advogado e contador xaxinense Daniel Ribeiro, não foi diferente. Ele lançou, recentemente, o livro intitulado “As empresas familiares e o dilema da sucessão na visão do direito sistêmico”, abordando sobre o desafio da administração dentro das empresas familiares.

Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, ele conta como foi o processo de escrita e pesquisa da obra, que foi realizada durante a pandemia de Covid-19. Segundo Daniel, a ideia de escrever o livro surgiu após 20 anos de consultorias em empresas, as quais ele acompanhou casos reais de dificuldades relativas à sucessão.

"A grande maioria dessas empresas ainda tem como administração a família e em regra, com muitos conflitos de convivência e entendimento sobre o negócio e a gestão, onde há questões como `qual o foco da nossa empresa?` ou `devemos vender de forma fria ou sem nota fiscal?` que rondam os administradores familiares", salienta.

PESQUISA

Para produzir a obra, o advogado buscou tratar de experiências já vividas em consultorias, observando situações repetitivas nessas empresas. "De fato, muitas situações são recorrentes em empresas que nunca tiveram contato, por isso, esse livro vai trazer ao empresário situações que permitirão a ele perceber que, tanto a empresa quanto a família têm ligações muito fortes e interagem constantemente suas energias", enfatiza.

O tempo de escrever o livro foi durante a pandemia e ele ressalta que, o fato de ler muito e ser professor universitário auxiliou nesse trabalho de pesquisa. "Com toda certeza, isso facilitou a escrita do livro. Já estou trabalhando no próximo, que será `Holding familiar na prática e as alianças sistêmicas na sucessão`, trazendo, na prática, de fato, como aplicar o planejamento sucessório com uma ferramenta muito difundida e conhecida, a holding. Em junho, ele já deve estar nas bancas", conta.

COMPRA

Em função da pandemia, o livro foi lançado digitalmente, por meio das redes sociais. Ele é o primeiro sobre o tema inédito no Brasil. Interessados podem comprá-lo pelo site da Amazon, a maior plataforma de livros do mundo, pelo link https://amzn.to/2NjHyF6.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Daniel Ribeiro é bacharel em Direito e Ciências Contábeis, advogado, mestre em Educação, pós-graduado em Contabilidade Gerencial, Auditoria e Perícia; pós-graduado em Direito Tributário, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho; pós-graduando em Direito Sistêmico, diretor de Métodos Educativos no movimento escoteiro, membro da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, conselheiro de Administração do Sicredi e conselheiro de honra da CDL. Daniel também tem uma coluna no site do LÊ NOTÍCIAS, a Cifra Econômica.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro