Lê Notícias - Polícia - Sistema 190 deverá mudar de Xanxerê para Chapecó
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

CENTRALIZAÇÃO

Sistema 190 deverá mudar de Xanxerê para Chapecó

Anúncio ocorreu durante visita de vereadores xaxinenses ao Comando Regional da Polícia Militar
Por: LÊ NOTÍCIAS
29/05/2017 11:51
(Arte: LÊ NOTÍCIAS) (Arte: LÊ NOTÍCIAS)

Xaxim – O vereador Inácio Bracht (PSD) e o presidente da Câmara, Agenor Junior Maier (PP), estiveram em Chapecó para uma audiência com o comandante regional da Polícia Militar, coronel Marcelo Zucco, que anunciou que o Sistema 190, que está centralizado momentaneamente em Xanxerê, provavelmente será transferido para Chapecó, e que não há mais possibilidade de retornar a Xaxim como era em anos passados.

O anúncio foi transferido com pesar na reunião de terça-feira (23) pelos vereadores aos demais membros do Poder Legislativo de Xaxim. Pois, conforme eles, hoje quando um cidadão liga para a Polícia Militar a chamada cai em Xanxerê, que aciona a guarnição xaxinense. Com a mudança, as ligações poderão cair em Chapecó. O que preocupa os vereadores é que o fato de que, ainda segundo eles, em recente Audiência Pública realizada na Câmara de Xaxim, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar teria ordenado que imediatamente fosse trabalhado o retorno do Sistema 190 para Xaxim. “Há informações desencontradas dentro da própria Polícia Militar”, expôs o presidente Agenor Junior Maier.

Os vereadores expuseram que, segundo a Polícia Militar, a mudança seria uma questão de centralização e administração, em que todas as centrais irão para as grandes cidades, e os policiais que ficavam no atendimento interno das ocorrências das cidades menores irão para as ruas, o que traria mais eficiência ao trabalho.

Na oportunidade, também foi feita a cobrança de aumento no efetivo municipal. Neste quesito, a informação seria de que até o fim do ano mais de mil profissionais irão se formar, porém ainda não há precisão de quantos policiais serão direcionados à região e de que se algum destes virá para Xaxim.

GUARDA MUNICIPAL

Observando que o aumento do efetivo da PM na área de segurança pública do munícipio é incerto, o vereador Inácio Bracht sugeriu a criação da Guarda Municipal de Trânsito, que está prevista na Constituição Federal, e que exerceria a função de proteção aos bens municipais, serviços e instalações e, ainda, a fiscalização do trânsito, conforme dispõe o Código de Trânsito Brasileiro.

Com isso, conforme Bracht, a Polícia Militar teria mais tempo para cuidar de suas funções de proteção às pessoas e sociedade de um modo geral. “Precisamos de soluções rápidas, não podemos fechar os olhos para isso, o povo de Xaxim precisa de mais segurança”.

Na reunião da última terça-feira, Bracht aproveitou para sugerir que o Executivo Municipal autorize e credencie empresas interessas em sinalizar, com nome e remuneração, as ruas do município sentido ao centro, bairros e comunidades do interior. Conforme explicou Bracht, a proposta busca transferir para a iniciativa privada, sem qualquer custo para os cofres públicos municipais, o custo da confecção e da instalação das placas de ruas e logradouros, com apenas a contrapartida do uso de espaço dessas placas para divulgação das atividades de empresas parceiras, da iniciativa privada ou mesmo de órgãos públicos. “A empresa instala a placa e ao mesmo tempo em que informa o nome da rua também anuncia sua loja. A mesma ação poderá ser usada para nomes dos bairros e comunidades do interior. Além da cidade ficar mais bonita e organizada visivelmente, a medida também visa facilitar o trabalho dos Correios com entrega de cargas e encomendas, e auxiliar na localização, principalmente, para turistas e viajantes que vem até o nosso município”, concluiu o vereador.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro