Close Menu

Busque por Palavra Chave

CENTRALIZAÇÃO

Sistema 190 deverá mudar de Xanxerê para Chapecó

Anúncio ocorreu durante visita de vereadores xaxinenses ao Comando Regional da Polícia Militar
Por: LÊ NOTÍCIAS
29/05/2017 11:51
(Arte: LÊ NOTÍCIAS) (Arte: LÊ NOTÍCIAS)

Xaxim – O vereador Inácio Bracht (PSD) e o presidente da Câmara, Agenor Junior Maier (PP), estiveram em Chapecó para uma audiência com o comandante regional da Polícia Militar, coronel Marcelo Zucco, que anunciou que o Sistema 190, que está centralizado momentaneamente em Xanxerê, provavelmente será transferido para Chapecó, e que não há mais possibilidade de retornar a Xaxim como era em anos passados.

O anúncio foi transferido com pesar na reunião de terça-feira (23) pelos vereadores aos demais membros do Poder Legislativo de Xaxim. Pois, conforme eles, hoje quando um cidadão liga para a Polícia Militar a chamada cai em Xanxerê, que aciona a guarnição xaxinense. Com a mudança, as ligações poderão cair em Chapecó. O que preocupa os vereadores é que o fato de que, ainda segundo eles, em recente Audiência Pública realizada na Câmara de Xaxim, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar teria ordenado que imediatamente fosse trabalhado o retorno do Sistema 190 para Xaxim. “Há informações desencontradas dentro da própria Polícia Militar”, expôs o presidente Agenor Junior Maier.

Os vereadores expuseram que, segundo a Polícia Militar, a mudança seria uma questão de centralização e administração, em que todas as centrais irão para as grandes cidades, e os policiais que ficavam no atendimento interno das ocorrências das cidades menores irão para as ruas, o que traria mais eficiência ao trabalho.

Na oportunidade, também foi feita a cobrança de aumento no efetivo municipal. Neste quesito, a informação seria de que até o fim do ano mais de mil profissionais irão se formar, porém ainda não há precisão de quantos policiais serão direcionados à região e de que se algum destes virá para Xaxim.

GUARDA MUNICIPAL

Observando que o aumento do efetivo da PM na área de segurança pública do munícipio é incerto, o vereador Inácio Bracht sugeriu a criação da Guarda Municipal de Trânsito, que está prevista na Constituição Federal, e que exerceria a função de proteção aos bens municipais, serviços e instalações e, ainda, a fiscalização do trânsito, conforme dispõe o Código de Trânsito Brasileiro.

Com isso, conforme Bracht, a Polícia Militar teria mais tempo para cuidar de suas funções de proteção às pessoas e sociedade de um modo geral. “Precisamos de soluções rápidas, não podemos fechar os olhos para isso, o povo de Xaxim precisa de mais segurança”.

Na reunião da última terça-feira, Bracht aproveitou para sugerir que o Executivo Municipal autorize e credencie empresas interessas em sinalizar, com nome e remuneração, as ruas do município sentido ao centro, bairros e comunidades do interior. Conforme explicou Bracht, a proposta busca transferir para a iniciativa privada, sem qualquer custo para os cofres públicos municipais, o custo da confecção e da instalação das placas de ruas e logradouros, com apenas a contrapartida do uso de espaço dessas placas para divulgação das atividades de empresas parceiras, da iniciativa privada ou mesmo de órgãos públicos. “A empresa instala a placa e ao mesmo tempo em que informa o nome da rua também anuncia sua loja. A mesma ação poderá ser usada para nomes dos bairros e comunidades do interior. Além da cidade ficar mais bonita e organizada visivelmente, a medida também visa facilitar o trabalho dos Correios com entrega de cargas e encomendas, e auxiliar na localização, principalmente, para turistas e viajantes que vem até o nosso município”, concluiu o vereador.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro