Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Novidades no modelo de ensino da Unochapecó são tema do 18º Ciclo de Estudos

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/02/2021 11:27 - Atualizado em 12/02/2021 11:30
Unochapecó Na primeira noite do evento, o professor José Garcez Ghirardi ministrou a palestra 'Avaliação de competências' Na primeira noite do evento, o professor José Garcez Ghirardi ministrou a palestra 'Avaliação de competências'

Começou na segunda-feira (08) e segue até esta sexta-feira (12) o 18º Ciclo de Estudos da Unochapecó - Docência no Ensino Superior. Neste ano, tendo em vista as várias mudanças no modelo de ensino na Universidade, como a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), os professores estão participando de diversas atividades que abordam esses assuntos. O evento ocorre de forma remota, por meio do Google Meet.

No primeiro dia, foram realizadas as oficinas 'ABEx em ação' e 'Concepção de experiência'. Durante a noite, aconteceu a palestra 'Avaliação de competências'. Três oficinas marcaram o segundo dia do Ciclo: 'Relações da ABEx com a extensão e a pesquisa universitária', 'Curricularização da extensão' e 'ABEx para quem?'. Durante a quarta-feira (10) aconteceram as oficinas 'Formação de um profissional integral e global diante das habilidades exigidas no século XXI: um novo mundo, um novo profissional', 'A internacionalização na educação superior' e 'Tríplice hélice e inovação'.

Nesta quinta-feira (11), quatro oficinas tratam sobre as metodologias que fomentam a ABEx: 'Problematização', 'Mapa mental/conceitual', 'Aprendizagem baseada em problema (PBL)' e 'Aprendizagem baseada em projetos'. Para encerrar o evento, no último dia será realizada a oficina 'Planejamento das disciplinas: Elaboração do Plano de Ensino-Aprendizagem'.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico Institucional da Unochapecó (Napi), professora Sandra Mara Sabedot Bordin, o evento é de extrema importância para conhecimento e discussão sobre esse componente curricular que foi inserido nos novos projetos pedagógicos dos cursos de graduação que iniciam em 2021. "A ABEx tem a finalidade de desenvolver competências gerais e específicas da formação profissional, formando sujeitos protagonistas, ativos e com competências plenas (pessoais, interpessoais e sociais). Também é um componente curricular articulador e integrador dos semestres", completa.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro