Close Menu

Busque por Palavra Chave

Delas para todos

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/05/2017 09:37 - Atualizado em 30/05/2017 09:37

Oxigenar as ideias, posicionamentos e enriquecer o grupo com novos olhares e estratégias de trabalho foram as intenções primordiais do encontro de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Xaxim na tarde de ontem (29), no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Em caminhada pela garantia dos direitos das mulheres do município, e em sintonia com a luta e os anseios das mulheres de todo o País e do mundo, o Conselho elegeu a nova diretoria, que ficará no comando pelo biênio 2017/2018. Para que não restassem dúvidas quanto à importância e atividades do trabalho de um conselheiro, a pedagoga Alda Detofol realizou formação aos novos e antigos conselheiros.

A união das mulheres, que representam a maior parte dos membros do Conselho, em sintonia com a atuação dos homens, demonstra a qualidade do trabalho prestado até então e reforça a expectativa pelos próximos dois anos. Desde o primeiro encontro, é nítida a sintonia e a disposição dos conselheiros em atuar verdadeiramente para a equidade de oportunidades; pela democracia; e pela qualidade de vida de todos e todas.

É de conhecimento de todos, a contar àqueles que optam por fechar os olhos e tampar a boca perante as desigualdades, os desafios que as mulheres ainda têm à frente para que a equidade de gênero seja uma realidade, isso na família, na educação, no trabalho e na comunidade como um todo. Mulheres são vítimas de violência em todo o mundo; ganham menos em funções iguais às dos homens; e convivem em constante insegurança.

O carente acesso à saúde, bem-estar e desenvolvimento social também preocupa o grupo de conselheiros e, sem dúvidas, deveria ser uma preocupação de toda a sociedade. Se elas, as mulheres, representam a garantia da vida e desempenham papéis fundamentais em todos os espaços onde estão inseridas – sem contar a primordialidade do respeito enquanto ser humano – então o apoio massivo é esperado para que o Conselho possa desempenhar o trabalho com sustância e metas alcançadas.

Nesta segunda-feira, o Conselho apresentou a diretoria e interagiu com parte de seus membros. Mas, do lado de fora das paredes do Salão Paroquial, todas as demais mulheres, e também homens, devem sentir-se convidadas a participar dos próximos encontros; sugerir iniciativas; e apoiar as ações para que, a começar por Xaxim, as mulheres alcancem o que é delas por direito.


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro