Close Menu

Busque por Palavra Chave

Eron Giordani lidera grupo montado para solucionar caos da Covid-19 em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/02/2021 20:42 - Atualizado em 15/02/2021 20:57
Julio Cavalheiro/Secom Chefe da Casa Civil, Eron Giordani, foi enviado a Chapecó pelo governador Moisés nesta segunda-feira (15) Chefe da Casa Civil, Eron Giordani, foi enviado a Chapecó pelo governador Moisés nesta segunda-feira (15)

Ampliar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e reforçar o trabalho em conjunto com os municípios do Oeste catarinense. Essas foram algumas das ações de enfrentamento à pandemia apresentadas pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (15), em Chapecó.

Presente na reunião, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, que foi enviado pelo governador Carlos Moisés para liderar tarefa na capital do Oeste ao lado de Motta Ribeiro. No ato, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e o superintendente do Ministério da Saúde em SC, Rogério Ribeiro, também estiveram presentes. Eles também acompanharam reuniões durante todo o dia e estiveram no Hospital Regional do Oeste e no Hospital da Criança.

O secretário da Saúde explicou que inicialmente foi traçado um diagnóstico do cenário do novo coronavírus na região, além do reforço do apoio estadual. “Nossa prioridade é aumentar o número de leitos e melhorar processos relacionados ao enfrentamento da pandemia, como diagnóstico precoce qualificado, tratamento imediato dos pacientes, monitoramento e rastreabilidade”, afirmou o secretário.

Motta Ribeiro acrescentou que é preciso fortalecer a rede hospitalar regional com uma ação mais próxima da regulação estadual com atenção especial às demandas da região. “Quanto mais adequado o diagnóstico e eficaz o tratamento menor é a possibilidade do paciente evoluir para necessidade do uso de UTI. O Governo do Estado não mede esforços para auxiliar a região neste momento delicado. Estamos aqui para trazer a estrutura do Estado, para somar esforços para mitigar o sofrimento que essa pandemia está nos trazendo. Nossas equipes estarão de prontidão pelo tempo que for necessário”, pontuou.

O superintendente do Ministério da Saúde em SC, Rogério Ribeiro, informou que o MS está trabalhando na articulação das ações no combate à Covid no Oeste, juntamente com o Governo do Estado. “O Governo Federal por meio do MS está acompanhando a situação presencialmente de forma estratégica para garantir os recursos e insumos necessários para o enfrentamento da doença. Estamos articulando em Brasília para acelerar a disponibilidade dos recursos”, salientou.

O prefeito João Rodrigues enfatizou o apoio do Governo do Estado em coordenar as ações de enfrentamento à Covid-19. “Hoje iniciou algo que dará resultado, que não é discurso e sim atitude. Em visita ao HRO verificamos que havia leitos prontos para entrar em funcionamento e pedimos ajuda para o secretário da Saúde e também para o presidente Bolsonaro. Eles prontamente nos atenderam e num curto espaço de tempo devemos ter mais leitos. Em parceria com o Estado e o Governo Federal nós vamos fazer a nossa parte”.

Rogério Ribeiro, André Motta Ribeiro, Eron Giordani e João Rodrigues na coletiva realizada em Chapecó nesta segunda-feira (15) - Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Grupo de trabalho

Em uma reunião durante a tarde, no Cigerd Regional de Chapecó, foram montados grupos de trabalhos com a participação de integrantes da Regional de Saúde, prefeitura de Chapecó, Comissão Intergestores Regional (CIR), da Defesa Civil, Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Hospital Regional do Oeste. Cada grupo é responsável por uma área específica, como transferência de pacientes entre hospitais ou UPAs e busca de profissionais para o aumento dos leitos de UTI. A intenção é unir forças para atender as necessidades da região.


Ações já executadas

Uma grande operação de transferência de pacientes vem sendo realizada para aliviar as taxas de ocupação na região. Apenas em fevereiro, 54 pacientes que necessitavam de leitos de UTI Covid foram transferidos de hospitais do Oeste para outras regiões do estado. Os deslocamentos foram regulados pela regional Macro Oeste.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou 80 leitos de terapia intensiva para a região do Oeste catarinense. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.

Para o enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de SC distribuiu mais de 700 respiradores e monitores, além de insumos suficientes para o aumento em 160% da rede de UTI adulto nas unidades hospitalares catarinenses.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro