Close Menu

Busque por Palavra Chave

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Em Chapecó, presidente da Alesc acompanha situação caótica e anuncia R$ 20 milhões

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/02/2021 22:58
Julio Cavalheiro/Secom Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, governador Moisés, deputado Mauro e secretário André Ribeiro Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, governador Moisés, deputado Mauro e secretário André Ribeiro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), visitou, na tarde desta terça-feira (16), o Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. O parlamentar confirmou a doação de R$ 20 milhões do orçamento do Parlamento catarinense para a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de auxiliar o Poder Executivo no enfrentamento da doença. O recurso é fruto da economia nas atividades administrativas e nos gabinetes da Alesc.

Mauro estava acompanhado do governador Carlos Moisés da Silva (PSL); do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD); do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro; e de dirigentes do hospital. Nas últimas semanas, o Oeste e o Extremo Oeste catarinense enfrentam um quadro crítico, com aumento no número de infectados e colapso da rede hospitalar, o que obrigou as autoridades da Saúde a transferirem pacientes para outras regiões de Santa Catarina.

“Conversamos com a administração do hospital e foram feitos alguns encaminhamentos importantes, como a implantação de novos leitos de UTI até o fim da semana”, comentou o presidente. “A necessidade já é maior do que isso, mas alguns hospitais da região também serão acionados pelo governo como leitos de retaguarda, dando um pouco mais de folego para o hospital regional.”

Ainda no período da tarde, Mauro acompanhou a reunião do governador e do secretário com prefeitos da região, no Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cigerd), também em Chapecó. Na pauta, a instalação de um centro integrado de operações de enfrentamento à Covid-19. Participaram, presencialmente ou por videoconferência, representantes de Chapecó, Concórdia, Maravilha, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Xaxim, Coronel Freitas, Cunha Porã, Nova Erechim e Ponte Serrada.

O deputado demonstrou preocupação com a situação da Covid não apenas no Oeste, mas em todo o estado. “Estamos com várias regiões de Santa Catarina entrando em colapso”, alertou.

De Nadal reforçou a necessidade da adoção, por parte das pessoas, das medidas de segurança para evitar o contágio, como o distanciamento social, o uso de máscara e de álcool gel. “Sem esses cuidados, não tem como fazer o controle. Pode abrir 50 leitos hoje, mas se as pessoas não se conscientizarem que elas precisam se cuidar, que não é o momento de fazer aglomeração, tudo que for investido, não será suficiente”, disse.

“Fazemos o apelo para que a população se cuide. Até a vacina não chegar para ser aplicada em massa, nós vamos ter esse problema gravíssimo das pessoas necessitarem de espaço para tratamento de saúde e não termos espaço suficiente para isso”, finalizou o deputado.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro