Por Janquieli Ceruti
O grupo Verbo Dançar comemora a classificação para o 16º FIH2, o Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba, que será realizado entre os dias sete e nove de julho deste ano. A vaga foi conquistada neste mês, em Timbó, na seletiva estadual, onde aconteceu a aprovação do trabalho coreográfico para competição no maior festival de danças urbanas da América Latina. Nesta etapa classificatória, vinte membros do Verbo Dançar, entre bailarinas e bailarinos de 10 a 16 anos, apresentaram a coreografia “O Patinho Feio”, que é do coreógrafo Eladio Prados.
De acordo com a professora Taís Zanardi Casa, que é coordenadora do Studio Art Corpus, onde os ensaios acontecem, o Festival Internacional promove o encontro de dançarinos e coreógrafos do Brasil e também do exterior com a intenção de proporcionar o aprimoramento profissional por meio de competições, oficinas, palestras e relacionamento interpessoal. Em suas edições, o Festival costuma reunir até 5 mil dançarinos e 15 mil espectadores. “Ele oferece aos grupos de dança participantes a oportunidade de difundir o trabalho, e ao público a possibilidade de apreciar espetáculos, o que amplia o repertório individual e aguça a sensibilidade por meio da fruição estética. Também, oportuniza espaço adequado com toda infraestrutura para jovens adolescentes, aprendizes e estudantes das modalidades de dança. O evento, com certeza, contribuirá para o crescimento e evolução dos participantes transformando-os como artistas e como pessoas. É um orgulho imenso e um honra para nós, um grupo do interior de Santa Catarina, poder competir no mesmo nível de grandes e famosas companhias de dança”.
Taís destaca o comprometimento dos bailarinos com os trabalhos do grupo. “Eles se empenham para oferecer o melhor no palco. Parabéns a todos pela classificação! Foi tudo muito especial e intenso. Agradeço também aos pais e apoiadores pela confiança e entusiasmo na continuidade das ações culturais e na promoção da arte”.
O GRUPO
Com 12 anos de existência, o Verbo Dançar acumula diversas conquistas e vasta experiência em festivais. Atualmente, o grupo que representa a cidade por todo o Estado, País e até mesmo em festivais internacionais, se reúne semanalmente para aulas e ensaios no Studio Art Corpus. Desde 2013, o grupo participa do Festival Internacional de Hip Hop.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro