Close Menu

Busque por Palavra Chave

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Projeto que assegura entrada com alimentos em cinemas e espetáculos avança na Alesc

Por: LÊ NOTÍCIAS
31/05/2017 15:34 - Atualizado em 31/05/2017 15:35
Prática comum configura, conforme Valduga, prática abusiva de comércio (Assessoria de Imprensa) Prática comum configura, conforme Valduga, prática abusiva de comércio (Assessoria de Imprensa)

Florianópolis – Os membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovaram, por unanimidade, o PL 266/2016, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que assegura ao espectador o acesso nas salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses com alimentos e bebidas, na forma que especifica.

Para o deputado Valduga, o avanço da matéria é sinal de sensibilidade do parlamento a este direito dos consumidores. “Em nossa justificativa, apresentamos diversos entendimentos jurídicos do que reafirmam o direito do consumidor de acessar o espetáculo, sem que se obrigue a venda casada de alimentos, nem mesmo de forma velada”, explicou o parlamentar.

Em seus votos, os membros da comissão acataram o parecer apresentado pelo relator, deputado João Amin (PP), segundo o qual é da competência dos estados legislar de forma complementar a União, no que se refere a proteção dos direitos do consumidor.

Ainda segundo o entendimento apresentado por Amin, ao compelir o espectador a adquirir os produtos no próprio local, o empresário limita o poder de escolha do consumidor e promove, de forma dissimulada, venda casada, o que configura prática abusiva de comércio. O PL segue em análise nas comissões de Finanças e de Direitos Humanos.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro