Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura prepara novo edital do estacionamento rotativo em Jaraguá do Sul

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/02/2021 12:53
Prefeitura de Jaraguá do Sul Uma das diferenças em relação ao sistema atual é que o contrato não será mais de concessão, mas sim de prestação de serviços Uma das diferenças em relação ao sistema atual é que o contrato não será mais de concessão, mas sim de prestação de serviços

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, está prestes a lançar o edital de prestação de serviços do estacionamento rotativo na cidade. A intenção é que o novo sistema esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano. O assunto foi levado pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, à reunião mensal da Câmara dos Dirigentes Logistas no dia 17 de fevereiro.

Bertoldi explicou que o contrato com a atual empresa que detém a concessão deste serviço terminou, mas foi renovado temporariamente, até que o novo sistema entre em funcionamento. “A renovação do contrato atual foi feita até o dia anterior ao início do próximo contrato”, disse ele, acrescentando que estão previstas uma série de mudanças. “Vai tornar o estacionamento mais eficiente, tecnológico e com preço justo”, acrescenta.

Uma das diferenças em relação ao sistema atual é que o contrato não será mais de concessão, mas sim de prestação de serviços, o que significa que a arrecadação com o rotativo ficará com o Município, que poderá utilizar em ações voltadas à melhorias no trânsito e revitalização dos equipamentos urbanos. Pelo atual sistema, a empresa que venceu o serviço em 2011 repassa uma mensalidade de pouco mais de R$ 6 mil para a Prefeitura e fica com o restante da arrecadação.

VAGAS
O atual sistema de estacionamento rotativo está implantado em 23 ruas e um total de 1.145 vagas. O novo sistema prevê a ampliação em 11 destas 23 ruas, totalizando 2.048 vagas. Conforme o secretário, há muitas solicitações para que o rotativo seja ampliado. Estudo feito pela Secretaria apontou os locais onde haverá a implantação do sistema: Rua Padre Franken, Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Rua Ângelo Schiochet, Rua Marina Frutuoso, Rua Leopoldo Manke, Rua Leopoldo Malheiro, Rua Governador Jorge Lacerda, Rua Luiz Kienen, Rua Erich Doubrava, Rua Clemente Marcato e Rua Ferdinando Padri.

Atualmente, o rotativo não possui sistema de localização de vagas. No futuro, será possível consultar os locais disponíveis já que as vagas serão georreferenciadas. A consulta poderá ser por aplicativo de celular ou por link no site da Prefeitura.

ESTRUTURA
O novo sistema terá 75 parquímetros instalados em pontos estratégicos na área de abrangência do rotativo, uma média de um equipamento para cada 25 vagas. De acordo com Eduardo Bertoldi, além dos modos já conhecidos dos usuários (aplicativo de telefone celular ou com moeda diretamente no parquímetro), o pagamento pela utilização da vaga terá outras opções no novo edital: por meio de cartão de recarga (TAG), com o uso de cartões de débito ou crédito e nos postos de venda instalados em estacionamentos comerciais que queiram aderir ao serviço. Os valores a serem cobrados estão sendo definidos. O número de áreas especiais para estacionamento de motocicletas será ampliado e haverá cobrança por estes espaços também. O monitoramento será feito por veículos equipados com OCR e 14 agentes contratados pela empresa.

TOLERÂNCIA
Além disso, o rotativo prevê um tempo de tolerância de cinco minutos iniciais e de até dez minutos, para o motorista que pretende estacionar por um curto período, ou àquele que perdeu o prazo para a renovação do serviço. Veículos que estiverem em vagas de estacionamento rotativo sem a permissão ou com o prazo vencido e expirado o período de tolerância terão gerada automaticamente a infração de trânsito. Bertoldi explica que os novos processos de prestação deste tipo de serviço, legalmente, estão proibidos de executar a regularização pós utilização, como acontece no sistema atual, onde a pessoa paga R$ 5,00 e regulariza a pendência, evitando que se transforme em infração de trânsito


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro