Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Unochapecó estabelece novo plano de retorno presencial das aulas

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/02/2021 10:36 - Atualizado em 25/02/2021 10:39
Unochapecó Instituição adiou volta às aulas presenciais para 22 de março Instituição adiou volta às aulas presenciais para 22 de março

Pensando na segurança de toda a comunidade acadêmica, bem como seus familiares, e atendendo ao apelo da saúde pública municipal, a Unochapecó elaborou um novo plano de retorno presencial das aulas de graduação. Conforme portaria divulgada nesta quarta-feira (24), a Instituição decidiu adiar a volta para 22 de março. Enquanto isso, as atividades seguem de forma remota síncrona, garantindo a qualidade no ensino e o compromisso com o conhecimento.

A medida, que vale também para a unidade de São Lourenço do Oeste, leva em conta a situação crítica que Chapecó e o Oeste catarinense vivem por conta da pandemia e também o Decreto nº 40.303 da Prefeitura Municipal de Chapecó, que apresenta diversas restrições que visam conter a disseminação da Covid-19. O colapso na saúde e milhares de pessoas contaminadas deixam toda a população da região em alerta e reforçam a necessidade de redobrar os cuidados de prevenção à doença.

O trabalho remoto para técnicos administrativos também segue, conforme recomendação do decreto municipal. Quanto à volta às aulas presenciais, o plano estabelecido pela Instituição prevê a realização de um novo levantamento com os alunos, sobre o desejo de retornar presencialmente. A pesquisa está prevista para acontecer via e-mail, de 12 a 17 de março, e também levará em consideração a situação e a legislação vigente. Já o retorno da pós-graduação lato e stricto sensu será definido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação.

“Considerando que a universidade tem abrangência regional e o sistema de saúde está em colapso, entendemos que é o melhor a se fazer no momento, pois podemos manter a qualidade de ensino mesmo com aulas remotas síncronas, trazendo mais segurança para todos. Espera-se uma melhora nas condições epidemiológicas da região”, explica a coordenadora da Comissão de Biossegurança da Unochapecó, professora Karen Andrigue, que tem acompanhado de perto todo o trabalho desenvolvido no município.

A Universidade estava preparada para o retorno presencial a partir do dia 1º de março. No entanto, o cenário era outro, e tudo mudou muito rápido. Tendo em vista este novo contexto, a decisão da Universidade é priorizar a saúde e a segurança de todas as pessoas, pois é somente com distanciamento social e atendendo todas as medidas de segurança que vamos frear o contágio do vírus.

Desde o início da pandemia, a Unochapecó vem adotando todas as medidas e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para garantir a segurança de todos. Como universidade comunitária, prezamos pela ciência e pela nossa região, que agora carece de empatia e cuidados de todos. Já passamos por esse distanciamento físico, e temos certeza que, mesmo online, vamos conseguir manter todos os atendimentos com a mesma qualidade, com condições de dar suporte para todos.

Entendemos, também, que muitos estavam ansiosos em retornar para a Instituição, assim como toda a equipe docente e técnica da Universidade. Mas diante do grave cenário enfrentado, pedimos a compreensão de todos, pois realmente o essencial no momento é priorizar vidas. Mesmo que voltássemos com a capacidade reduzida, ainda assim nosso campus teria uma grande circulação de pessoas, o que deve ser evitado agora.

Enquanto as atividades presenciais na Unochapecó estão adiadas, os estudantes podem tirar todas as suas dúvidas com os coordenadores de curso. Os calouros também podem ficar tranquilos, pois serão orientados e terão todo o suporte necessário. As equipes estão organizadas para atender todas as demandas, e temos certeza que vamos superar esse momento juntos.

Além disso, a Universidade, entendendo as dificuldades do momento, está flexibilizando qualquer tipo de negociação para quem precisa regularizar sua situação financeira. O estudante pode entrar em contato com o setor Financeiro da Instituição. Novas informações e mudanças serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Unochapecó.

Abaixo listamos os contatos de WhatsApp e e-mail dos setores:

Central de Relacionamento: (49) 9 9904-0495 / academico@unochapeco.edu.br

Setor Financeiro: (49) 9 8437-1464 e mensalidades@unochapeco.edu.br

Setor de Bolsas: (49) 9 8402-8538 / bolsas@unochapeco.edu.br

Setor de Estágios: (49) 3321-8267 / estagios@unochapeco.edu.br

Setor Quero Estudar: (49) 3321-8000 / queroestudar@unochapeco.edu.br

Biblioteca: biblioteca@unochapeco.edu.br

Diretoria de Apoio Acadêmico: (49) 3321-8017 / dac@unochapeco.edu.br

EaD: (49) 9 8417-8607 / ead@unochapeco.edu.br

Colégio Unochapecó: (49) 9 8404-8024 / colegiouno@unochapeco.edu.br


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro