Close Menu

Busque por Palavra Chave

Arrecadação de Santa Catarina cresceu 5,7% em fevereiro de 2021

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/03/2021 12:30
Divulgação Indústria metalmecânica foi um dos setores que colaboraram no bom desempenho do mês Indústria metalmecânica foi um dos setores que colaboraram no bom desempenho do mês

Santa Catarina arrecadou R$ 2,8 bilhões em fevereiro, o que corresponde a um crescimento de 5,7% na comparação com o mesmo mês de 2020. Só o ICMS respondeu por R$ 2,2 bilhões. O desempenho superou a inflação de 4,6% (IPCA) e na avaliação do Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina (Sindifisco/SC) foi positivo.

“O resultado não foi tão expressivo quanto o de janeiro porque, além de fevereiro ser mais curto, não tivemos o feriado de carnaval, o que refletiu, por exemplo, nos supermercados, com menos turistas e menos circulação de pessoas”, avalia o presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, o Zeca.

Ainda assim, segundo análise do sindicato, o desempenho é bastante positivo em setores como materiais de construção (crescimento de 37,7%), indústria metalmecânica (30,8%) e setor têxtil e de confecções (23,3%). “Todos esses índices positivos se refletem em arrecadação pela manutenção dos controles, acompanhamento, fiscalização constante e operações presenciais, aliado às malhas fiscais. Esse conjunto garante que o que é produzido economicamente se converta em arrecadação efetiva”, diz Zeca.

O bom desempenho também retrata a tendência de aumento do consumo das famílias e a retomada das importações de produtos catarinenses por outros países. “Somos um estado produtor de materiais de construção e têxteis e o dólar está alto. O nosso setor de embalagens, que é emblemático, também dá sinais de aquecimento da atividade comercial e industrial, assim como o transporte rodoviário de cargas, com crescimento de quase 20% em fevereiro”, explica.

PANDEMIA

O Sindifisco/SC acredita que a perspectiva econômica seria melhor se o País conseguisse colocar em prática um plano eficaz de vacinação contra a Covid-19. “Em outros países a retomada está ocorrendo mais rapidamente porque houve planejamento e ação dos governantes. Esperamos que o exemplo seja seguido pelo Brasil quanto a vacinação da população e que a retomada lá fora possa beneficiar atividades aqui, como a agroindústria”, analisa Farenzena.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro