Lê Notícias - Região - Procon notifica bancos por demora no atendimento em Palhoça
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Procon notifica bancos por demora no atendimento em Palhoça

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/03/2021 09:46
Prefeitura de Palhoça Vistoria foi feita em cinco agências no Centro, e todas foram notificadas Vistoria foi feita em cinco agências no Centro, e todas foram notificadas

O Procon de Palhoça, órgão vinculado à Secretaria de Defesa do Cidadão, realizou uma ação de fiscalização em agências bancárias localizadas no Centro, na quinta-feira (04) e sexta-feira (05).

“Recebemos muitas reclamações de espera em fila. Fizemos as fiscalizações nas agências bancárias do Centro e constatamos a demora no atendimento”, relatou o secretário de Defesa do Cidadão, João Gonçalves Neto.

Segundo a Lei Municipal nº 1.110, de 2000, as agências bancárias são obrigadas a colocar à disposição do consumidor pessoal suficiente, com o funcionamento de todos os guichês existentes no estabelecimento, nos setores de caixa, PIS e FGTS, nos seguintes períodos: entre os dias 1º e 10 e também no dia 20 de cada mês; em vésperas ou após feriados; e nos dias de pagamento dos funcionários públicos.

Em um dos bancos, o tempo de espera registrado pelas equipes de fiscalização foi de 1h42. O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, reforça que o direito do cidadão a um atendimento rápido e humanizado precisa ser respeitado. “É uma determinação legal, e as agências bancárias precisam cumprir. A lei não pode ser desrespeitada e a população não pode ficar horas na fila esperando atendimento, isso é desumano, especialmente neste momento de pandemia, em que quanto maior o tempo de espera, maior a exposição do cidadão ao contágio pelo novo coronavírus”, comenta Freccia.

Todas as cinco agências vistoriadas foram notificadas por descumprimento da lei. O Procon exigiu a disponibilização de um número de funcionários suficiente para atender a demanda e a ampliação do horário de atendimento ao público no período determinado pela lei, a fim de evitar filas e aglomerações, proibidas em época de pandemia.

A notificação também impõe aos bancos a necessidade de oferecer um abrigo aos consumidores, fora da agência, uma vez que o lado externo tem concentrado clientes, em função da observação do distanciamento social. “Eles precisam oferecer uma estrutura mínima para a pessoa não ficar no sol ou na chuva. Isso tem acontecido muito”, lamenta o secretário.

Os bancos receberam o prazo de 48 horas para se adequarem às exigências feita pelo Procon.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro