Lê Notícias - Política - Deputado Marcos Vieira defende a integração de SC com Mercosul
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputado Marcos Vieira defende a integração de SC com Mercosul

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/03/2021 10:11 - Atualizado em 18/03/2021 10:13
Divulgação Em evento virtual, deputado estadual explicou sobre os desafios de logística que SC enfrenta Em evento virtual, deputado estadual explicou sobre os desafios de logística que SC enfrenta

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), durante o evento Fórum Mais Milho, promovido via internet nesta terça-feira (16) pelo Canal Rural, fez uma explanação sobre as dificuldades da logística de transporte para Santa Catarina com a falta de integração com o Mercosul.

Com a participação de lideranças políticas e empresariais de todo o Brasil, Marcos Vieira criticou o Governo Federal. "Santa Catarina repassa aos cofres da União 50 bilhões de reais todos os anos, e o que volta para nosso Estado não chega aos 9 bilhões de reais. Nós temos apenas 1.1% do território nacional, mas somos o maior consumidor de milho do Brasil. O maior produtor de suínos, o segundo maior produtor de frangos, o sexto maior produtor de alimentos e o sétimo maior em arrecadação de impostos", descreve Marcos Vieira.

A falta de integração dos países do Mercosul é, segundo o deputado, um dos principais entraves para o desenvolvimento da economia catarinense. "Em Dionísio Cerqueira temos um Porto Seco que é ineficiente e temos que criar o porto seco e a aduana na cidade de Paraíso. O Rio Grande do Sul tem aduanas eficientes e tanto o Estado gaúcho, quanto o Paraná, têm ligações com o Mercosul bem desenvolvidas", explica Marcos Vieira.

A Rota do Milho, projeto que prevê a importação do milho do Paraguai passando pela Argentina e entrando em Santa Catarina por Dionísio Cerqueira iria reduzir significativamente o preço do frete e aumentar a integração catarinense com os países do Mercosul. "Somente a cooperativa Aurora, sediada no Oeste Catarinense, consome cerca de 170 carretas de milho por dia. Com a Rota do Milho, estaríamos encurtando cerca de mil quilômetros de distância e o valor do frete seria reduzido em quase 60%, isso teria um reflexo muito positivo na economia catarinense, mas para isso o Governo Federal precisa olhar com outros olhos para nosso Estado", revela Marcos Vieira.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro