Há cerca de 45 dias presidindo a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) tem impresso seu estilo e realizado mudanças na Casa, diminuindo o quadro de servidores, afirmando que o objetivo é tornar o Parlamento catarinense mais digital.
Em entrevista exclusiva ao jornalista Marcos Schettini, o parlamentar afirmou que as mudanças são naturais. Ainda, comentou das dificuldades vividas neste momento grave da pandemia e deu um panorama dos posicionamentos dentro do MDB sobre vacinação e lockdown. Confira:
Marcos Schettini: Como foi a reunião de ontem dos governadores?
Mauro de Nadal: A conversa foi restrita a eles.
Schettini: De que valeu este encontro?
Nadal: Vejo como um encontro importantíssimo para alinhar e harmonizar os encaminhamentos para enfrentamento ao Covid 19. Todos estamos no mesmo barco e vivendo as mesmas dificuldades quanto a colocação de novos leitos, insumos, profissionais da área médica e restrições. Cooperação nesse momento é a palavra de ordem.
Schettini: A pandemia está matando a granel. O que precisa ser feito agora, neste exato momento?
Nadal: Garantir as condições para atendimento dos pacientes e buscar compreensão da sociedade para os cuidados necessários no intuito de diminuir o contágio.
Schettini: O Sr. tomou medidas duras na pandemia dentro da Alesc. Quais foram?
Nadal: Redução do número de servidores em gabinetes e criação de escala de trabalho. Proibições de atendimento público presencial. Realização de sessões mistas - presencial/virtual.
Schettini: Quem está certo e errado na questão do lockdown?
Nadal: Difícil de dizer quem está certo ou errado. Entendo que as pessoas precisam trabalhar. Não aglomerando, obedecendo o distanciamento social e as normas de higienização, todos podemos continuar produzindo e levando alimentos para as famílias.
Schettini: Houve uma forte modificação na administração da Casa. O que o Sr. adotou para acelerar os trabalhos?
Nadal: Muito natural as modificações, pois é uma nova mesa diretora. Também natural que junto às mudanças tenhamos continuidade de trabalho e também um novo jeito de fazer. Estamos trabalhando no objetivo de tornar a Alesc mais digital.
Schettini: Os deputados estão afinados em qual linha para oferecer mais atenção ao cidadão?
Nadal: A atenção ao cidadão é algo muito presente na vida dos parlamentares. Nesse momento todos estão focados no enfrentamento a pandemia.
Schettini: Qual o clima vivido hoje dentro do MDB sobre temas como lockdown, vacinação e 2022?
Nadal: Quanto ao lockdown, existe, como em todos partidos, posições que divergem. Quanto a vacina o posicionamento é unânime: todos na luta para que a vacina alcance mais rapidamente o cidadão. 2022 seguem as articulações e o fortalecimento da candidatura própria.
Schettini: O MDB nacional já olha Lula da Silva como opção. Por quê?
Nadal: Entendo que o MDB deverá ter candidatura presidencial.
Schettini: Dia 26 é uma data que diz o que sobre o futuro do governador?
Nadal: E um momento decisório. Ninguém sabe qual será o resultado do julgamento.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro