Para saber qual o sentimento dos comerciantes chapecoenses sobre as vendas para esta Páscoa, o Sicom Pesquisas realizou levantamento e análise. Conforme os dados, 51,1% dos comerciantes chapecoenses esperam nesta Páscoa melhoria em relação ao ano passado. Outros 26,7% acreditam que as vendas ficarão abaixo do que ocorreu em 2020 e 13,3% esperam que sejam pelo menos iguais.
Já nos supermercados, setor que representa 17,78% dos respondentes à pesquisa, não há boa expectativa para este período. Dos representantes de supermercados, 75% responderam que esperam vendas menores em relação à Páscoa do ano anterior, enquanto apenas 12,5% esperam crescimento e outros 12,5% estimam que as vendas serão iguais.
LOCKDOWN
Diante do recente lockdown parcial que durou 14 dias e paralisou o comércio chapecoense, o levantamento também quis saber o posicionamento dos comerciantes. Questionados sobre a efetividade do lockdown, 44,4% opinaram que realmente ajudou a frear os casos de corovavírus, 35,6% acreditam que não e 20% não têm certeza. No entanto, 80% dos entrevistados acreditam que existem meios mais efetivos de combater o alastramento da doença, enquanto 13,3% acreditam ser a paralisação o meio mais eficaz.
Entre as alternativas, além da vacinação da população, estão a maior fiscalização e a ampliação do horário de funcionamento de bancos e lotéricas, pois são locais onde as pessoas precisam comparecer por necessidade e não por escolha. Alguns comerciantes também reclamaram da falta de educação de pessoas e da reduzida conscientização.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro