Chapecó - Com o objetivo de apresentar para a turma do maternal os diferentes tipos de moradias, cômodos e móveis e assim compreender sua função e importância na vida das pessoas, a professora Micheli Prigol Bianchi, da Escola Básica Municipal Vila Rica, de Chapecó, desenvolveu o projeto “Todos nós precisamos de uma casa para morar e de algo para comer”. Através de conversas e questionamentos ela mostrou para os pequenos as diferenças entre os hábitos familiares e escolares, e a importância da rotina.
Para tornar tudo mais lúdico e divertido, a turma toda arrecadou materiais recicláveis e com eles construiu geladeira, fogão, pia, cama, mesa e televisão. Além de ensinar o reaproveitamento, todos os móveis de brinquedo ficaram para a escola e estão sendo utilizados pelos alunos.
“É importante desenvolver espaços de interação que possibilitem a reprodução e imitação dos adultos, pois são nestas brincadeiras de “faz de conta” que as crianças desenvolvem sua capacidade de abstração e apreendem conceitos imprescindíveis para seu desenvolvimento através do lúdico”, explica a professora Micheli Prigol Bianchi.
Para a secretária de Educação, Sandra Galera, “é muito importante trabalhar este tema na escola para que o aluno valorize o seu lar como um lugar de grande importância em sua vida, contribuindo para o desenvolvimento e aprendizagem dos nossos educandos”, disse.
Depois de prontos, a professora montou os cômodos oportunizando aos educandos de forma lúdica conhecer cada espaço, bem como a vivência dentro deles. E através de conversa e questionamento mostrar as diferenças dos hábitos familiares e escolares bem como suas rotinas.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro