Lê Notícias - Xaxim - Colombo destaca a importância do equilíbrio produtivo do setor
Close Menu

Busque por Palavra Chave

FÓRUM MAIS MILHO

Colombo destaca a importância do equilíbrio produtivo do setor

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/06/2017 18:49 - Atualizado em 13/06/2017 18:57
Na abertura do Fórum Mais Milho, governador Colombo destaca a importância do equilíbrio produtivo do setor (James Tavares/Secom) Na abertura do Fórum Mais Milho, governador Colombo destaca a importância do equilíbrio produtivo do setor (James Tavares/Secom)

Lideranças do agronegócio e dos três governos do Sul participaram de encontro em Chapecó nesta terça-feira (13), em busca do equilíbrio entre a oferta e a demanda do milho na região. Foi realizada mais uma edição do Fórum Mais Milho, promovendo palestras e debates com especialistas. O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, acompanharam a cerimônia de abertura e destacaram a força do agronegócio catarinense e a importância da cadeia do milho para o setor.

"O equilíbrio é o ponto chave e tanta gente participando de um evento como o de hoje, disposta a buscar esse equilíbrio, já é um fator muito positivo. Estamos aqui para, juntos, apontar e construir caminhos para continuar plantando, cada vez mais, com produtividade e com rentabilidade para os produtores. Com isso, as indústrias se beneficiam e o fortalecimento do agronegócio é bom para Santa Catarina e bom para todo o Brasil. Nós precisamos disso", afirmou Colombo.

Maior comprador de milho do país, Santa Catarina espera colher 3,2 milhões de toneladas do cereal nesta safra. Com 380,6 mil hectares plantados, a estimativa do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri) é que a produtividade chegue a uma média de 141,6 sacas de milho por hectare.

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são importantes produtores de carnes e leite e, por isso, grandes consumidores de milho – 75% da ração animal é composta pelo grão. Só o setor produtivo de carnes em Santa Catarina consome seis milhões de toneladas de milho/ano, ou seja, o dobro do que o estado produz. E é justamente no sentido de buscar alternativas para equilibrar a oferta e a demanda do grão que o Fórum do Milho reúne especialistas e representantes dos setores produtivos de grãos e de proteína animal.

Participaram desta sexta edição do Fórum Mais Milho, entre outras autoridades, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; os secretários da Agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa; do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, e do Paraná, Norberto Ortigara; e representantes de entidades nacionais do setor.

PEDIDO AO GOVERNADOR

O Conselho das Entidades Empresariais de Chapecó (CEC) aproveitou a presença do governador para tratar sobre a construção do Contorno Viário Leste, obra que se discute há mais de três décadas. O presidente do CEC, Neloir Antônio Tozzo, juntamente com o deputado estadual Altair Silva (PP), fez a entrega de requerimento que solicita audiência com o chefe do Executivo Estadual para tratar sobre a viabilização de recursos para as obras do contorno de Chapecó pelo lado Sul/Leste, entre a SC-480 e a BR-282 em Cordilheira Alta.

A entrega do documento foi feita quando o governador Colombo participou da abertura do Fórum Mais Milho. Além do presidente do CEC, o documento que oficializa o pedido de audiência foi assinado por todos os presidentes das 16 entidades e sindicatos empresariais que fazem parte do Conselho e atuam em 100 municípios da região Oeste.

Nos últimos meses o Conselho Empresarial de Chapecó tem realizado reuniões com deputados estaduais para tratar do assunto e discussões internas para agilizar a reivindicação. A primeira das reuniões com parlamentares foi solicitada pela deputada Luciane Carminatti (PT), e ocorreu no dia 5 de junho. Já na última segunda-feira (12), o encontro foi provocado pelo deputado Altair Silva.

Entre as decisões, uma delas foi de que é fundamental, já que existe o projeto, a agilização dos recursos, enfatiza o presidente do CEC. Para Nico Tozzo, uma obra que é discutida há mais de 35 anos precisa efetivamente sair do papel, e uma das possibilidades tratadas nas reuniões com os parlamentares é a utilização de recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), em análise na Assembleia Legislativa.


Outras Notícias
Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro