Lê Notícias - Região - Uceff Faculdades promove bate-papo on-line...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Uceff Faculdades promove bate-papo on-line sobre arquitetura popular

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/04/2021 10:56 - Atualizado em 21/04/2021 10:57
Uceff Faculdades Na última semana, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uceff promoveu mais um ARQtalks e tratou do tema da arquitetura popular Na última semana, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uceff promoveu mais um ARQtalks e tratou do tema da arquitetura popular

Acolhimento, aconchego e conforto, elementos que caracterizam um ambiente adequado e saudável. Para que todos esses fatores estejam alinhados é fundamental o trabalho de um arquiteto, afinal ele será responsável por planejar a melhor forma de um ambiente. Mas não se trata de algo restrito às elites, a arquitetura é um direito garantido a toda população. Nesse sentido nasceu o conceito de “arquitetura popular” que trata do acesso à moradia de qualidade e com segurança.

Para que isso seja garantido, foi instituída a Lei n° 11.888, em 24 de dezembro de 2008, que tem como objetivo assegurar às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

A professora Gabriela Grisa faz uma reflexão importante sobre a arquitetura e a função social que exerce ao ser um serviço acessível para toda a população. “As pessoas tem ideia de que a arquitetura é algo elitizado e que só tem acesso quem tiver maior condição aquisitiva, mas na verdade a arquitetura deve ser para toda a população. É importante que todas as pessoas tenham acesso a arquitetura e a uma arquitetura de qualidade, afinal não adianta eu ter acesso a uma escola para estudar se eu não tenho um teto”, comenta Gabriela.

O conceito da “arquitetura popular”, além de proporcionar moradia para todos, busca transmitir uma linguagem adequada à realidade, desde a linguagem do projeto até a comunicação com o cliente. Porém, esse campo ainda é pouco explorado na região Oeste de Santa Catarina. Conforme a professora Gabriela Grisa, é fundamental o papel de trabalhar a comunicação e levar informações sobre a importância e necessidade de contar com o trabalho de um profissional da arquitetura nas construções.

ARQtalks e a arquitetura popular

Na última semana, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uceff promoveu mais um ARQtalks e tratou do tema da arquitetura popular. Os arquitetos, Vinícius Mariot e Guilherme Cascaes, conversaram com os estudantes sobre essa forma de fazer arquitetura de forma democrática.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro