Close Menu

Busque por Palavra Chave

São José mantém ações de combate ao trabalho infantil durante a pandemia

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/04/2021 09:54
Prefeitura de São José Dentre as atividades desenvolvidas, pode ser destacado o diagnóstico do trabalho infantil no município Dentre as atividades desenvolvidas, pode ser destacado o diagnóstico do trabalho infantil no município

O combate ao trabalho infantil é uma das áreas de atuação da Secretaria de Assistência Social de São José. Por meio das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), são desenvolvidos projetos com o objetivo de erradicar o trabalho na infância, mesmo durante a pandemia da Covid-19.

Uma das ações são gincanas virtuais com instituições parceiras do Município. No momento, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Educandário Santa Catarina estão participando de uma gincana online sobre o tema: "Trabalho Infantil não é Legal". A iniciativa consiste na produção de desenhos sobre a temática proposta.

Durante a atividade as crianças se expressam em suas falas, tornando-se protagonistas no assunto. "Criança não é para trabalhar, infância é para sonhar", afirma Renan, um dos alunos do Educandário Santa Catarina. No final, todos ganharão um prêmio surpresa, que tem relação direta com o desenvolvimento educacional.

Para o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, as atividades diretamente ligadas ao público infantil são de grande relevância para o enfretamento dessa questão, pois a criança e o adolescente podem se expressar sobre o tema como protagonistas e, por esse motivo, são eles os mais interessados no acesso à educação, cultura e lazer.

Outro destaque é o diagnóstico do trabalho infantil no município, que tem um importante papel para o planejamento das ações estratégicas nos diversos setores que atendem a infância e a adolescência. Ainda nesse mês, será realizada uma capacitação online com profissionais das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Durante o treinamento, os técnicos terão acesso à ficha de notificação, bem como, conhecerão os aspectos sobre a aplicabilidade desse instrumento. Os dados coletados nos serviços deverão compor o relatório diagnóstico final que dará um panorama sobre o trabalho infantil em São José, contribuindo para a implementação dos atendimentos às crianças, adolescentes e suas famílias.

O coordenador municipal das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil, Walter Corrêa De Fáveri, pontua que as ações são pensadas no sentido de garantir às crianças e adolescentes participação ativa no combate ao trabalho infantil. Além disso, as ações, juntamente com os técnicos, visam garantir a efetividade das atividades bem como, assegurar o atendimento às famílias que vivenciam tal realidade.

As ações continuam durante todo o ano, visando contemplar os objetivos internacionais de erradicação do trabalho infantil, uma vez que o Brasil é signatário de acordos internacionais que buscam garantir que todas as crianças tenham acesso à educação, lazer, saúde e deporto e que estejam a salvo da exploração para o trabalho.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro