Lê Notícias - Região - Unochapecó e Universidade de Guadalajara lançam curso on-line
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó e Universidade de Guadalajara lançam curso on-line

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/04/2021 10:10
Unochapecó O objetivo do curso é ressaltar as boas práticas de duas universidades, que se encaixam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) O objetivo do curso é ressaltar as boas práticas de duas universidades, que se encaixam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Dizem que os bons exemplos devem ser compartilhados. Quando pensamos naquilo que é desenvolvido para contribuir com a comunidade, a frase faz ainda mais sentido, pois o bem quando replicado, proporciona mais conhecimento e beneficia ainda mais pessoas.

A Unochapecó e a Universidad de Guadalajara (UDG), do México, pensando em divulgar algumas das tantas boas ações desenvolvidas nas instituições com suas regiões e com o mundo, desenvolveram o curso 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e boas práticas'. Para marcar esse momento de parceria entre as duas Universidades, o lançamento do curso será realizado na próxima quinta-feira (22/04), e será transmitido pelo Youtube da Unochapecó, a partir das 19h.

A aproximação das Instituições teve início durante uma missão no Canadá, onde a Analista de Relações Nacionais e Internacionais da Unochapecó, Liana Sonza, e um representante da Universidad de Guadalarajara, identificaram os interesses em comum. “No ano seguinte, em 2019, visitei a Universidade no México e conheci a estrutura e projetos deles, e foi a partir desta visita que surgiu a ideia de desenvolvermos um curso online em conjunto”, explica.

Como o próprio nome do curso já diz, o foco também é ressaltar as ações que se encaixam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), movimento da ONU, do qual a Unochapecó é signatária desde 2018. De acordo com a coordenadora da Comissão ODS Unochapecó, Fabiane Roman, o curso representa uma excelente oportunidade para que as instituições compartilhem ações implementadas, interna ou externamente, no intuito de contribuir para a Agenda 2030. “Para a Unochapecó, bem como para a Comissão ODS, este projeto reforça a sua missão de contribuir com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã. Importante reforçar que este curso estará disponível na plataforma Unoplus, de forma gratuita para toda a comunidade, apresentando-se aos estudantes como mais uma oportunidade de complementar seu processo de ensino-aprendizagem”.

A pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professora Andrea Marocco, ressalta que divulgar essas boas práticas por meio do curso, significa difundir o compromisso da Universidade, incentivando soluções para que os ODS sejam alcançados e possam contribuir com os desafios desse mundo cada vez mais globalizado.

“São ações que fortalecem nosso papel de Instituição Comunitária e nos permitem promover parcerias nacionais e internacionais, uma vez que se tratam de objetivos comuns ao bem-estar e à busca por melhor qualidade de vida para toda a humanidade”, completa.

SOBRE O CURSO

Ainda na quinta-feira, o curso será disponibilizado na plataforma Unoplus, de forma gratuita para toda comunidade. Ao todo, são 20h de curso, com 10 aulas relatando boas práticas, cinco da Unochapecó e cinco da Universidad de Guadalajara. Cada Universidade selecionou projetos, atividades e ações para fazer a produção dos vídeos, cada um trata de um objetivo diferente. Além disso, o estudante poderá optar pelas traduções em português ou espanhol.

“Esse tipo de projeto aproxima as universidades e fortalece o desenvolvimento de ações na comunidade local, com impacto global, tornando-os mais inclusivos e abrangentes. O objetivo do curso é exatamente esse, mostrar que o que é feito aqui pode ajudar outras pessoas em qualquer lugar do mundo. O mesmo serve para os projetos que são desenvolvidos no México. Desta forma, ambas as universidades se integram em uma dimensão internacional, fortalecendo a internacionalização e contribuindo para que suas comunidades possam ter uma vida cada vez mais sustentável”, finaliza Liana.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Câmara Floripa
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro