Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeito Eduardo Freccia reabre Mercado Público de Palhoça neste sábado

Reinauguração fará parte da celebração do aniversário de emancipação política e administrativa do município
Prefeitura de Palhoça Mercado Público foi construído na década de 50 no Centro Histórico de Palhoça Mercado Público foi construído na década de 50 no Centro Histórico de Palhoça

A Prefeitura de Palhoça fará a reinauguração do revitalizado Mercado Público Municipal neste sábado (24), às 9h, em mais uma ação de celebração do aniversário de emancipação política e administrativa do município.

O prédio do Mercado Público foi construído na década de 1950, a pouco mais de cem metros da Praça Sete de Setembro, no Centro Histórico do município. É um marco importante da história de Palhoça, pois conserva traços da cultura e da arquitetura açoriana. “O Mercado Público Municipal é um local histórico, e com a revitalização nós estamos resgatando nossa história e nossa cultura. O Mercado Público sempre foi um local de convivência da nossa população, e nós queremos que volte a ser uma referência para os palhocenses”, afirma o prefeito Eduardo Freccia.

O prédio foi todo reformado e a iluminação de destaque foi renovada. “Durante a noite, o Mercado Público vai ser uma atração à parte”, destaca a secretária de Administração, Cristina Schwinden.

A Secretaria de Administração realizou uma concorrência pública para a concessão do direito de utilização dos espaços destinados ao comércio. Dos cinco espaços comerciais disponibilizados, apenas um ainda não foi licitado – o box 7, onde deverá funcionar uma peixaria. Os outros quatro espaços já estão definidos: o box 1 vai vender sorvetes e açaí; o box 3 será uma pastelaria e também venderá caldo de cana; o box 4 será uma verdureira, com hortifrutigranjeiros e orgânicos; e o box 5 será um café e choperia, também com a venda de sucos e cervejas.

A concessão para a exploração comercial dos boxes foi feita por meio da seleção da “maior oferta financeira pela aquisição do contrato de concessão de uso a título oneroso”, segundo consta no edital de aviso de licitação – concorrência pública número 39/2020. “A concessão do Mercado Público faz parte do programa Palhoça Mais Eficiente, que permite melhorias em serviços e obras por meio do fomento ao investimento privado em projetos públicos, com soluções inovadoras e eficientes. Neste caso da concessão do mercado municipal, estamos promovendo a gestão do espaço público pelo setor privado”, explica a secretária.

Os outros dois boxes serão destinados à administração municipal. Um deles será utilizado permanentemente pela Secretaria da Fazenda, como um local onde o cidadão vai poder ter acesso aos serviços pertinentes à pasta; o outro será utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e deve funcionar como um centro de exposições culturais e de comercialização de artesanato, onde serão expostos trabalhos realizados por participantes dos cursos da Casa da Cultura e das Escolas Profissionais, além dos produtos de outras entidades com atuação semelhante, como a Feira da Economia Solidária.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro