Lê Notícias - - Do Aspecto Legal | Ação trabalhista para...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Do Aspecto Legal | Ação trabalhista para fins de reconhecimento de vínculo não prescrevem

Por: Renã M. Camargo
23/04/2021 10:30 - Atualizado em 23/04/2021 10:31
Divulgação

Há algumas semanas falamos um pouco sobre a previsão estabelecida pelo art. 11 da Consolidação das Leis do Trabalho, dentre eles, em especial, o caput do artigo “A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho”.

Entretanto, não menos importante é a possibilidade de reconhecimento de vínculo empregatício havido entre (empregador/empregado) sem o devido registro junto a carteira de trabalho.

A previsão acima está exposta no parágrafo 1º do art. 11, cita-se: “O disposto neste artigo não se aplica às ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social”.

Neste passo, verifica-se que quando uma ação tratar-se dentre pontos sobre a questão ‘declaratória’ do reconhecimento de vínculo, não terá a aplicação da prescrição do caput e, logo, podendo ser postulada a qualquer tempo em face da negativa junto ao Órgão Previdenciário nacional.

Importante ressaltar que para a confirmação do vínculo em esfera judicial a parte postulante (empregado) deve estar munida de provas e declarações que amparem a presença de seu direito, sob pena de incorrer nas previsões estabelecidas no ordenamento trabalhista advindas da alteração imposta pela “reforma trabalhista” no ano de 2017.


Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro