Close Menu

Busque por Palavra Chave

Bandejão do Centro reabre na segunda-feira

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/06/2017 15:41 - Atualizado em 16/06/2017 16:52
Em 10 anos, restaurante já serviu cerca de 2 milhões de refeições (Fotos: SECOM) Em 10 anos, restaurante já serviu cerca de 2 milhões de refeições (Fotos: SECOM)

O Restaurante Popular “Bandejão I”, localizado no Centro de Chapecó, passou por obras de melhorias na infraestrutura interna visando manter o local adequado e funcional, atendendo as normas e padrões exigidos pela Lei de Segurança Alimentar. As obras contemplaram troca de piso e reforma nas instalações da cozinha, melhorias necessárias para manter a boa gestão e qualidade no atendimento às pessoas que utilizam o serviço. O Bandejão do Centro reabre nesta segunda-feira (19), atendendo das 11h às 14 horas. O valor da refeição segue R$ 3,00.

Restaurante Popular I e II

O “Bandejão I”, foi inaugurado em 30 de agosto de 2007 com o objetivo de ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas a um custo acessível à população. Em 2016 serviu mais de 210 mil refeições. Em agosto de 2017, ano do centenário de Chapecó, o Bandejão do Centro completará 10 anos de atendimento, com um total de 2 milhões de refeições servidas.

Já o Restaurante Popular da Efapi, “Bandejão II”, inaugurado no dia 30 de agosto de 2016 já serviu aproximadamente 28 mil refeições ao custo de R$ 3,00. O Bandejão II, como é popularmente chamado, está localizado no Loteamento Sereno Soprana, em terreno público e de fácil acesso a estudantes e trabalhadores. O local serve aproximadamente 400 refeições por dia, beneficiando moradores, estudantes e trabalhadores da região.

O cardápio servido todos os dias é elaborado por nutricionistas capacitadas e tem por base os indicativos da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional nº 11.346/06, do Governo Federal, que estabelece critérios para a seleção, aquisição e manipulação dos alimentos. Diariamente são servidas porções compostas por arroz, feijão, carne, um acompanhamento, duas saladas, suco e mais uma fruta para sobremesa. Além disso, visando o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores do município, a maioria dos produtos é oriundo dos agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, gerando incremento de renda.

Qualidade comprovada

Desde que foi inaugurado em 2007, o objetivo do Restaurante Popular é ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas a um custo acessível à população e contribuir para a redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar. Cerca de 50% do valor das refeições são custeados pela Administração Municipal.

O Bandejão visa também incentivar atividades voltadas para a área de segurança alimentar e nutricional, como oficinas, campanhas educativas e projetos de capacitação. Devido ao êxito desse trabalho, o Bandejão já recebeu premiações, dentre elas, o Prêmio Josué de Castro, em Modelagem de Gestão bem Sucedida, oferecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano de 2008.

Com a excelência na gestão do Restaurante Popular I reconhecida, Chapecó foi contemplada com o Restaurante Popular II, na região da Grande Efapi. O local serve aproximadamente 400 refeições por dia, beneficiando moradores, estudantes e trabalhadores da região.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro